Não categorizado

A ciência explica como a sua cabeça pode aumentar o sinal da chave

Na terceira temporada de Top Gear, em 2003, o nosso colunista Jeremy Clarkson mostrou que é possível aumentar o alcance da chave do carro apontando-a para a sua cabeça. Porém o jornalista não soube explicar o motivo disso e pediu para os telespectadores mandar uma explicação. A resposta chegou com 18 anos de atraso.

O youtuber e educador Kyle Hill revelou esse mistério. E não, o motivo não são ondas cerebrais ou superpoderes adquiridos depois de mexer na antena da TV. O segredo está nas ondas emitidas pelo telecomando da chave.

VEJA TAMBÉM:

Amplificador de sinal natural

Antes de entrar na explicação de como o corpo humano entre nessa história, vamos para um breve resumo sobre o sinal emitido pela chave. Quando você aperta o botão da trava da porta, um sinal eletromagnético de rádio é emitido.

A amplitude da onda desse sinal possui um valor determinado, o que limita o alcance. A amplitude das ondas da chave é de pouco menos de um metro segundo Kyle. Já o corpo humano possui cerca de 60% de água em sua composição, e a água é capaz de capturar as ondas eletromagnéticas, funcionando como um ressonador.

Para completar, o corpo humano tem por volta do dobro do tamanho da onda eletromagnética da chave. Portanto, a água presente no corpo ressona o sinal e o corpo aumenta a amplitude dele, fazendo o botão da trava funcionar de uma distância maior.

Existe uma forma ainda mais eficiente de amplificar o sinal que o nosso corpo: um simples recipiente com água. O youtuber testa com um galão e consegue destravar seu carro a uma distância maior.

Se você deixar a chave cair de um lugar alto não tem cabeça que ajude a funcionar, o Boris explica:

O post A ciência explica como a sua cabeça pode aumentar o sinal da chave apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?