Não categorizado

Afinal, não pagar o IPVA incide em multa? Descubra

IPVA atrasado, o que fazer?

Já inicio a matéria te informando que não existe uma multa para o não pagamento do IPVA. Mas há o acréscimo de juros por dia de atraso, bem como outras questões que lhe trarão dor de cabeça. Entenda o que acontece e aproveita para saber como fazer para pagar o imposto atrasado.

IPVA atrasado, o que fazer?
Veja o que acontece com quem não paga o IPVA (Foto: Freepik)

O que acontece com quem não paga o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido como IPVA, é um tributo cobrado anualmente para que o condutor possa circular com o veículo de forma legalizada.

Caso por algum motivo o proprietário não pague o tributo de forma correta, e seja parado em um comando, por exemplo, o condutor não será multado por falta de pagamento do IPVA, no entanto, será multado por falta de licenciamento, já que sem o IPVA pago, não há como licenciar o veículo.

VEJA TAMBÉM

Mas se você achou ruim, saiba que a falta de pagamento do tributo pode acarretar na apreensão do mesmo. Ou seja, além de multa por falta de licenciamento, o carro pode e será apreendido até que a situação se regularize e todos os débitos sejam quitados.

Dessa forma, além da multa pela falta de licenciamento, a apreensão do veículo, o proprietário inadimplente ainda deverá estar preparado para pagar a taxa pelos dias em que o veículo ficar parado no pátio do Detran.

Vale destacar também que, mesmo que não haja uma multa para o não pagamento do IPVA, há um juros de 0,33% ao dia de atraso. Esse juros, pode chegar até 20% do valor total.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

IPVA atrasado, o que fazer?
Além de multa por falta de licenciamento, o carro pode ser apreendido (Foto: Pixabay)

Como pagar o IPVA atrasado

Caso você não queira passar por todo esse processo, veja a seguir como pagar o IPVA atrasado do seu veículo.

Caso esteja em dúvida referente à sua situação diante do pagamento do imposto, é possível realizar uma consulta online para averiguar quais os débitos estão em aberto.

A pesquisa pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Por lá, também é possível emitir o boleto para pagamento. Para esse acesso, será necessário ter em mãos o RENAVAM e a placa do veículo para consulta.

Após o acesso liberado, e consulta de débitos realizadas, clique na opção para emitir o boleto. Ela estará disponível na Guia para Regularização de Débitos, o GRD. O boleto já estará atualizado com todas as correções monetárias devidas, bem como juros e outros encargos.

É importante destacar também que, é possível parcelar os débitos em atraso, mas é válido ressaltar que a opção acarretará em mais juros.

Por fim, é válido lembrar, que mesmo após as informações citadas acima, caso não aconteça a regularização de débitos e o carro seja apreendido, o mesmo poderá ir à leilão. Além disso, o proprietário terá o CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito, o famoso nome sujo na praça.

IPVA atrasado, o que fazer?
O pagamento pode ser feito através do site da Secretaria da Fazenda do Estado (Foto: Pixabay)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Afinal, não pagar o IPVA incide em multa? Descubra apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?