Não categorizado

Alinhamento e balanceamento: entenda a importância

Todo mundo que tem um automóvel sabe que na revisão periódica, o auto passa pelo alinhamento e balanceamento. Mas, talvez, muita gente desconheça a real importância destes procedimentos para a boa manutenção do veículo e para a segurança no trânsito.

“É necessário ficar precavido e entender a importância de cada um destes procedimentos realizado no carro”, fala o gerente geral de engenharia da Bridgestone”, José Carlos Quadrelli.

Afinal, por que o alinhamento e balanceamento são tão importantes?

Tanto o alinhamento como o balanceamento melhoram a dirigibilidade do carro. Portanto, são procedimentos obrigatórios na hora da revisão periódica.

Tais procedimentos são fundamentais para a segurança do condutor, passageiros e pedestres. Isso porque, conforme a ONG ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), tais procedimentos garantem que não ocorram trepidações no volante e nas rodas e desgaste dos pneus, assim, evitando acidentes.

Além disso, o alinhamento e balanceamento fazem parte da boa manutenção do auto e direção segura. Sem tais procedimentos, o veículo e o condutor ficam sujeitos a problemas como:

  • Desconforto para o motorista devido às trepidações;
  • Vibrações no volante do veículo;
  • Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;
  •  Dificuldade em manter o veículo na trajetória;
  • Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular;
  • Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
  •  Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro.

 

Foto: Pinterest

Alinhamento

Trata-se de um procedimento com a finalidade de ajustar o ângulo dos pneus. Dessa forma, deixando-o alinhado ao volante.

É um procedimento, conforme Quadrelli, da Bridgestone, que deve ser feito com certa frequência. Além do alinhamento ser realizado nas revisões periódicas é preciso atenção.

Por exemplo, se o condutor sente que o carro parece puxar de um lado ou para outro, isto indica instabilidade. Assim, é importante verificar se o alinhamento do veículo precisa ser revisado, mesmo que esteja fora do período da revisão periódica.

Isso porque irregularidades no asfalto podem comprometer o alinhamento do carro, mesmo que ele passe por revisões periódicas. Além da falta de segurança, Quadrelli explica que a falta de alinhamento adequado faz com que o veículo consuma mais combustível.

Balanceamento

Já o balanceamento é um procedimento feito junto com o alinhamento. Em resumo, é o procedimento que fará com que as rodas do auto circulem sem vibrações, ou seja, de forma equilibrada. Com isso, o condutor tem muito mais conforto na direção, além do conforto para os passageiros e segurança, pois impacta desempenho dos pneus.

 

alinhamento e balanceamento
Foto: Pinterest

Quanto custa o alinhamento e balanceamento do carro?

O preço depende da região do país, do estabelecimento, técnicas aplicadas. No entanto, de acordo com a Loja do Mecânico, os serviços são bem acessíveis, perto da importância deles. O valor pode variar de R$ 80,00 a 250,00 – em média.

Por fim, Quadrelli chama a atenção para que o alinhamento e  balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros, mesmo sem comportamento anormal do veículo.

O post Alinhamento e balanceamento: entenda a importância apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?