Não categorizado

Ar-condicionado do carro: dicas para limpar corretamente

dicas de como cuidar do ar-condicionado do carro

Manter a climatização do automóvel funcionando é essencial. Porém, um detalhe que muitas pessoas ignoram é justamente a tarefa que garante esse conforto diário. Estamos falando da higienização do ar-condicionado do carro. Acompanhe e veja dicas de como fazer essa limpeza adequadamente!

dicas de como cuidar do ar-condicionado do carro
Veja dicas de como cuidar do ar-condicionado do carro (Foto: Pixabay)

Como funciona o ar-condicionado do carro

O sistema do ar-condicionado do carro puxa uma grande quantidade de sujeira atmosférica e filtra o ar de fora para dentro do automóvel. Por isso, ele precisa de uma vistoria constante, para que não prejudique os passageiros.

O ar-condicionado apresenta seis funcionalidades: arrefecimento, aquecimento, filtragem, renovação, umidificação e ventilação. Tais aplicações controlam a temperatura no interior do carro, a umidade e a circulação do ar.

VEJA TAMBÉM

Tudo isso é proveniente de um conjunto de peças composto por compressor, condensador, evaporador, válvula de expansão, filtro secador e ventilador. Todos esses componentes trabalhando em conjunto oferecem aos condutores do veículo um ar limpo e uma temperatura adequada a cada gosto.

A Nakata, fabricante de peças automotivas, explica que a higienização do mesmo é uma questão de saúde. Inclusive, mesmo quem a utiliza pouco deve higienizá-la periodicamente. Com o passar do tempo, a aglutinação de resíduos no sistema de ar pode causar crises alérgicas e doenças respiratórias.

A manutenção deve ser feita a cada 12 meses ou 30 mil km

O ideal é que a tarefa de manutenção seja feita por profissionais capacitados. Assim, há a garantia de que a higienização será executada com eficiência e segurança, sem comprometer a performance do sistema.

A manutenção e a limpeza devem ser feitas conforme as indicações do manual do fabricante. Em geral, é a cada 12 meses ou 30 mil km. Só que em algumas condições pode ser que higienização seja necessária antes desse período, caso aconteça situações como as citadas abaixo.

Velocidade de ventilação do ar muito baixa

A fabricante de autopeças explica que quando o ventilador está na última potência e a velocidade de saída nos dutos de ar é baixa indica que o filtro de cabine pode estar saturado. Portanto, sempre que você notar esse problema procure uma empresa especializada para avaliar.

dicas de como cuidar do ar-condicionado do carro
Higienização do ar-condicionado (Foto: Nakata)

Odor estranho

Já aconteceu de você ligar o sistema climatizador e sentir um odor estranho e desagradável? Pois saiba que esse cheiro é um forte indicativo de que ele necessita urgentemente de uma desinfecção e limpeza. O mesmo é causado pelo excesso de fungos e bactérias no filtro de ar.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Problemas respiratórios

Outro sinal que merece destaque é a ocorrência de problemas de saúde nos passageiros do automóvel. Isso porque a aglomeração de poeira, resíduos e microrganismos no aparelho causam irritações nas vias aéreas de pessoas que apresentam comorbidades respiratórias.

Dificuldade de refrigeração

Por fim, se o seu aparelho demora muito para climatizar o automóvel ou se é preciso aumentar a potência da refrigeração, é certo que o ar-condicionado necessita de uma checagem profunda. Essa é a única maneira de garantir que o funcionamento do seu carro não fique prejudicado.

Usar o ar-condicionado do carro com certa frequência é essencial

Por último, a Nakata também explica que vale reforçar a importância de ligar o aparelho com uma certa frequência. Isso é importante para lubrificar seus componentes e evitar que o ar parado no automóvel junte impurezas e odores desagradáveis novamente. O filtro de cabine manterá o interior do veículo sem resíduos e cheiros estranhos por um tempo.

dicas de como cuidar do ar-condicionado do carro
é importante usar o sistema com certa frequência (Foto: Pixabay)

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Ar-condicionado do carro: dicas para limpar corretamente apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?