Não categorizado

Canadá vai proibir carros a combustão; saiba qual será o prazo

Canadá

Com a evolução do mercado de carros elétricos e as pessoas cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, muitos países vão se adaptando para tornar o trânsito um lugar mais sustentável. No Canadá, o governo colocou como objetivo que em 2035, todos os veículos à venda no País terão que ser emissão zero, elétricos ou movidos a hidrogênio. O anuncio foi feito pelo ministro do Transporte local Omar Alghabra.

Canadá vai proibir carros a combustão

De acordo com ele, vários investimentos serão feitos para o prazo ser cumprido. Um deles será feito pelo fundo Net Zero Acclelerator, que irá injetar US$ 8 bilhões para que o setor automotivo investa na eletrificação. Além disso, a infraestrutura necessária para a utilização dos carros deste tipo também passará por melhoras.

Foto: Divulgação/Kia

Para muitos, este plano é bastante ambicioso. Ainda mais se olharmos o retrospecto dos carros elétricos no mercado local. Hoje, as vendas de veículos movidos a eletricidade representam apenas 3,5% de todas as vendas locais.

Mas eles já pensam em planos a curto prazo. Dentre eles, estão a regulamentação, maiores investimentos e mais incentivos. E olha que incentivos não faltam por lá. Caso você esteja interessado em um veículo que custe menos de US$ 55 mil por exemplo, o governo oferece um subsídio de cinco mil dólares.

Leia mais: Chevrolet Bolt é o carro elétrico mais vendido de sua categoria

Foto: Divulgação/Tesla

Jonathan Wilkinson, ministro do Meio Ambiente do Canadá, explicou, em comunicado enviado à imprensa (e publicado pela Reuters), um pouco mais sobre as metas:

“Estamos comprometidos em alinhar as metas de vendas de veículos de emissão zero do Canadá com as das jurisdições mais ambiciosas da América do Norte. Trabalharemos com os Estados Unidos para harmonizar as regulamentações de eficiência de combustível e estamos investindo em descontos para consumidores, estações de recarga, incentivos fiscais para empresas e custos de transição da indústria”,

Outros exemplos

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Não é só o Canadá que busca investir em um trânsito mais sustentável. Vários países da Europa, como a França e a Inglaterra, buscam incentivar seus habitantes a comprarem carros elétricos.

No ano passado, Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, garantiu que as concessionárias não poderão mais vender veículos movidos à combustão a partir de 2035. Já o governo francês irá banir este tipo de automóvel a partir de 2040.

Foto: Divulgação/Ford

As marcas também fazem a sua parte. A BMW, por exemplo, espera que em 2030, 50% da suas vendas globais sejam compostas por carros eletrificados. Já a Audi pretende ter 2033 uma linha formada apenas por automóveis elétricos,

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Canadá vai proibir carros a combustão; saiba qual será o prazo apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?