Não categorizado

Carro com motor turbo ou aspirado? Veja as particularidades de cada um

Diferença entre motores turbo e aspirado

Entenda a diferença entre um carro com motor aspirado e motor turbo e veja qual se encaixa melhor ao seu perfil de condução e estilo de vida. Além disso, entenda como o motor turbo se adequou aos carros mais populares nos últimos anos.

Diferença entre motores turbo e aspirado
Diferença entre motores turbo e aspirado (Foto: Pixabay)

As diferenças entre o motor turbo e o aspirado

Sobre o motor turbo, ele ganhou popularidade no mercado brasileiro por ser uma opção menos poluente no comparativo com os demais propulsores. Além disso, com o avanço tecnológico, foi possível desenvolver motores turbo com baixa cilindrada, o que garante boa potência e baixo consumo no comparativo com os motores aspirados que entregam a mesma potência.

Ainda no destaque das diferenças entre ambos, é importante ressaltar que, o motor tipo turbo pode ter uma manutenção mais cara, o que acarreta em uma revisão mais salgada também. Isso acontece devido às exigências dos componentes. No entanto, é válido destacar que tanto o motor turbo atual quanto o aspirado, foram projetados para ter a mesma durabilidade.

Dessa forma, o que vai pesar mais na escolha na hora de comprar um carro turbo ou aspirado, principalmente se for um seminovo, será a análise de cada um em particular, já que os motores turbo podem ser alterados. Além disso, o que vai valer mesmo é como cada um pode influenciar no estilo vida e se adequar ao tipo de condução  do motorista.

Diferença entre motores turbo e aspirado
Motores turbo e aspirado possuem a mesma durabilidade (Foto: Pixabay)

Conheça um pouco mais sobre o funcionamento e as diferenças entre cada tipo de motor, as informações técnicas são da InstaCarro.

Características dos motores turbo

Os motores turbo começaram a ganhar relevância entre os carros mais populares recentemente. No entanto, seu desenvolvimento aconteceu em 1905, na Suíça através de Alfred Büchi.

A InstaCarro explica que o princípio de funcionamento do motor tipo turbo é basicamente o mesmo do aspirado. No entanto, a admissão de ar dentro dos cilindros acontece de forma diferente.

Nos motores turbo, para aumentar a pressão na câmara de combustão, são utilizados um ou mais turbocompressores. Esse equipamento é movimentado pelos gases de escape e forçam a admissão do ar dentro do cilindro a pressões superiores às da atmosfera.

Porém, os motores turbo só ganharam popularidade recentemente, isso porque anteriormente, o tipo de motor era conhecido por ter um atraso entre as aceleradas e a resposta do motor propriamente ditas. Hoje, após avanços tecnológicos, é possível reduzir esse tempo, o que faz com que os propulsores consigam trabalhar dentro da faixa de rendimento, a partir de 1.500 rpm.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Características do motor aspirado

Já no motor aspirado, a admissão de ar no motor é feita de maneira natural. Dentro do cilindro, o ar atmosférico é misturado ao combustível e a mistura é inflamada com o uso de uma vela, no caso de gasolina ou etanol, ou a partir da variação da pressão na câmara de combustão, quando o combustível é o diesel, por exemplo. Isso resulta em uma sensação de progressão contínua em seu funcionamento.

Diferença entre motores turbo e aspirado
Motores turbo se popularizaram entre os carros populares (Foto: Pixabay)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Carro com motor turbo ou aspirado? Veja as particularidades de cada um apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?