Não categorizado

Carro sem garantia? Saiba quais são cuidados essenciais nesta situação!

cuidados com o carro depois que ele sai da garantia

Ao comprar um 0 km, as primeiras revisões são oferecidas pelas montadoras. No entanto, quando o período de carência acaba, ou seja, você fica com um carro sem garantia, é importante manter o período de revisões e manutenções para que assim, prolongue a vida útil e a bom funcionamento do veículo.

Dessa forma, veja a seguir, os itens que você deve se atentar em relação aos cuidados com o carro, após o período de garantia do seu veiculo.

cuidados com o carro
Oficina de carro (Foto: Pixabay)

Cuidados importantes quando você tem um carro sem garantia

Período de revisões mais curto

Com o carro recém-saído de fábrica, o período entre as revisões é de 10 mil km, a partir do término da garantia, o ideal é que esse período seja reduzido, já que não se trata mais de um carro novo e os problemas de uso podem aparecer mais facilmente. Segundo a Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, a SAE Brasil, o ideal é que seja de 8 mil km.

Os itens que devem ser analisados após o período de revisões

Dessa forma, após os oito mil quilômetros rodados, é recomendado que seja analisada toda a parte elétrica, como vidros e faróis, o ar-condicionado e o filtro de ar do mesmo. Bem como do ar do motor e o de óleo.

Para os fluídos cheque sempre os de freio e o da transmissão. Além disso, sempre revise o óleo lubrificante, as velas, sistema de injeção, suspensão, mangueiras e freios.

Além disso, caso opte por realizar as manutenções fora da concessionária, escolha oficinas mecânicas credenciadas e com boa reputação, e que estejam atualizadas com as tecnologias do mercado para oferecer um serviço mais certeiro. Entre os materiais de indicação, está o scanner automotivo, aparelho que auxilia o profissional na detecção de problemas que o veículo pode ter.

Segundo a Escola do Mecânico, essa ferramenta é capaz de realizar uma leitura completa do sistema eletrônico do carro. Dessa forma, facilita o diagnóstico e permite maior agilidade e precisão no reparo do mesmo.

cuidados com o carro
Oficina de carro (Foto: Pixabay)

Veja também: Ciladas com a revisão e manutenção do veículo? Especialista dá dicas de como evitar

Atente-se às manutenções

As revisões são períodos pré-determinados para analisar as condições do veículo como um todo. No entanto imprevistos podem ocorrer e consequentemente, pode ser necessário algum tipo de manutenção, seja preventiva, preditiva ou em alguns casos, corretiva. O centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), explica cada uma delas:

Manutenção preventiva

Como o próprio nome diz, deve ser realizada seguindo os prazos de revisão indicados pelas montadoras no manual do carro. “A manutenção periódica é fundamental para garantir a segurança, a performance e a conservação do carro”, afirma Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil.

Manutenção preditiva

Podendo ser realizada durante a preventiva, é indicada para analisar diferentes itens e componentes do veículo, com o objetivo de identificar peças que estão no fim de sua vida útil ou sofreram gastos excessivos. “Neste caso, fica mais fácil encontrar, por exemplo, fissuras, vazamentos, rachaduras em diversos locais do veículo. ”

Manutenção Corretiva

Nesse momento, existe apenas a opção de reparação parcial ou troca completa da peça que está danificada.

cuidados com o carro de depois da garantia
Oficina de carro (Foto: Pixabay)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Carro sem garantia? Saiba quais são cuidados essenciais nesta situação! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?