Não categorizado

Carros híbridos e elétricos dobram vendas em 5 meses

Carros híbridos e elétricos atingiram 3,4% em participação no mercado em agosto

Segundo o levantamento realizado pela Anfavea, os carros híbridos e elétricos tiveram participação recorde nas vendas, com 3.873 unidades, 2,4% de todo o mercado. Veja mais informações!

Carro elétrico (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay

Reação do segmento de híbridos e elétricos

Através de coletiva online, a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, afirmou que a participação de híbridos e elétricos atingiu um percentual de 2,4% do mercado em agosto com 3.873 unidades emplacadas.

“Este novo segmento vai se tornar relevante. (…) Vamos tornar os números mais transparentes para que seja possível fazer projeções também dos veículos híbridos, elétricos e a gás.” Destacou o presidente da Associação, Luiz Carlos Moraes.

Os demais segmentos de combustão

O setor de híbridos e elétricos vai na contramão dos demais setores que enfrentam uma forte crise.

O percentual atingido pelo setor se assemelha aos veículos de condução à combustão que usam apenas a gasolina como combustível. Esse último teve uma participação no mercado de 3,4% com um total de 5.352 unidades emplacadas em agosto desse ano.

Sobre os demais segmentos, a liderança se mantém com os modelos flex, que contabilizam cerca de 77,1% de participação. Esse segmento emplacou em agosto de 2021 122.227.

Por fim, os veículos a diesel seguem em segundo lugar com 17,1% de participação no mercado e 27.105 mil unidades emplacadas.

Você pode conferir os demais números da produção nacional em agosto através da matéria abaixo:

Veja também: Produção de veículos no Brasil em agosto é a menor em 18 anos

carros híbridos e elétricos crescem no mercado nacional
carros híbridos e elétricos crescem no mercado nacional (Foto: Divulgação)

Anfavea prevê crescimento exponencial para o segmento de híbridos e elétricos até 2035

Em julho, a Anfavea divulgou um estudo sobre o futuro do segmento de híbridos e elétricos. Segundo a análise feita pela Associação existem três grandes cenários possíveis para o país nos próximos 15 anos.

O primeiro seria o “Inercial”, no qual a transformação viria no ritmo atual, sem metas estabelecidas, sem uma organização geral dos setores envolvidos no transporte e na geração de energia, e sem uma política de Estado que incentive a eletrificação.

Já o segundo cenário, batizado de “Convergência Global”, seria o mais acelerado no sentido de acompanhar os movimentos já em curso nos países mais desenvolvidos. O terceiro é o “Protagonismo de Biocombustíveis”, um caminho que privilegiaria combustíveis “verdes”, mas com um grau de eletrificação semelhante ao do cenário “Inercial”.

Através dos três cenários previstos, a Anfavea junto com outras empresas do setor automotivo, identificou seis temas que devem servir de base para nortear as discussões sobre o assunto.

Hoje os modelos eletrificados respondem por 2% do mix de vendas de leves, seguindo a lógica de crescimento atual, em 2030 eles representarão de 12% a 22%, dependendo dos cenários previstos no estudo, e de 32% a 62% em 2035.

Veja também: Carros elétricos no Brasil podem chegar 62% do mercado em 2035

carros híbridos e elétricos crescem no mercado nacional
Sistema de recarga da Tesla (Foto: Pixabay)

 

 

 

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Carros híbridos e elétricos dobram vendas em 5 meses apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?