Não categorizado

Carros voadores: Azul e Gol prometem modelo para 2025

Gol lançará carro voador em 2025

Carros voadores podem se tornar realidade em 2025, ano em que a GOL pretende lançar no Brasil cerca de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, também chamadas de VAX4 eVTOL, veja mais!

Gol lançará carro voador em 2025
Táxi aéreo (Foto: Vertical Aerospace)

Carros voadores serão realidade no Brasil?

O filme De Volta para o Futuro, lançado em 1985, fez com que o imaginário de muitas pessoas visualizasse o cenário do futuro de forma muito além da realidade. No entanto, saindo direto dos filmes de ficção cientifica, para o cenário atual, os carros voadores podem se tornar realidade antes mesmo do que imaginamos, em 2025. Pelo menos é o que as companhias áreas Azul e GOL prometem.

A GOL Linhas Aéreas, em conjunto com o Grupo Comporte, uma entidade de seu acionista controlador, anunciaram que assinaram um protocolo de intenções não-vinculante com a empresa irlandesa Avolon, para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, trata-se do VAX4 eVTOL.

Assumindo que a aeronave seja certificada e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a Companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aeronaves VAX4 eVTOL em meados de 2025. Ou seja, em quatro anos.

Gol lançará carro voador em 2025
Táxi aéreo (Foto: Vertical Aerospace)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O que sabemos sobre o carro voador VAX4 eVTOL

Criada pela empresa britânica Vertical Aerospace, a aeronave VAX4 eVTOL será uma espécie de taxi aéreo operado pela companhia. As aeronaves são consideradas um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento.

O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da GOL de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.

Sobre suas capacidades, o táxi aéreo VA-X4 pode transportar até  cinco pessoas, sendo quatro passageiros e um piloto. Sua autonomia tem um alcance total de 160 km e a velocidade máxima é de 320 km/h. A aeronave também produz cem vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.

A Vertical Space, criadora do carro voador pretende mudar a mobilidade aérea urbana para uma nova gama de passageiros e transformar o jeito como as pessoas viajam.

O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.

A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025. Não foram divulgadas informações sobre quanto irá custar uma viagem com o táxi aéreo da Gol.

Gol lançará carro voador em 2025
Táxi aéreo (Foto: Vertical Aerospace)

A Azul não fica para trás

A Azul também está de olho no mercado de táxi aéreo. A empresa também tem planos de lançar o serviço em 2025. Nesse caso, as aeronaves da Azul serão compradas de uma empresa alemã, a Lilium. A companhia aérea afirmou que está investindo cerca de R$ 5 bilhões no projeto.

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Carros voadores: Azul e Gol prometem modelo para 2025 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?