Não categorizado

Como pagar o IPVA atrasado? Dicas para não ficar devendo o imposto

Como pagar o IPVA atrasado

Todo início de ano, além do IPVA, há diversas outras contas a pagar. Assim, não é raro que muitos proprietários chegam ao meio do ano e fiquem com este imposto em atraso. Mas, é importante acertar esta conta para evitar transtornos com o veículo. Se você está com esta taxa pendente, organize-se e saiba como pagar o IPVA atrasado.

Acerte o IPVA em atraso! Foto: Grupo União de Jornais

Acertando as contas do veículo

Com saber se o IPVA está em atraso

Com a pandemia da Covid-19, muita gente não recebeu a notificação sobre o atraso do imposto. Mas, é possível fazer esta consulta pela internet. Dessa forma, sabendo mais detalhes sobre a situação.

Neste caso, a forma mais fácil é acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Ao acessar, preencha os dados, como, por exemplo, RENAVAM e a placa do carro ou moto.

Os sites estaduais, em geral, já fornecem a opção de baixar o boleto do IPVA em atraso. Assim, é só efetuar o pagamento como achar melhor.

pagar o IPVA atrasado
Foto: comparaonline

Passos para pagar o IPVA atrasado

A seguir, você vê o passo a passo para facilitar o pagamento do IPVA em atraso. Ressaltando que é possível, também, optar por parcelar o que está em aberto.

  1. Passo: acesse o sita da Secretaria da Fazenda do seu estado. Tenha em mãos a placa do seu veículo e do RENAVAM.
  2. Passo: vá no link para emitir a guia de pagamento. Neste caso, o documento para pagar IPVA em atraso se chama “Guia para Regularização de Débitos (GRD)“. De forma automática, o boleto do imposto acompanha a multa, juros e demais encargos do atraso.
  3. Passo: aqui, você tem a opção de pagar de forma integral o imposto em atraso. Ou, então, parcelar o IPVA – que incide em encargos, mas é uma alternativa de regularizar imposto, mesmo estando “sinal vermelho”.
  4. Passo: por fim, faça o pagamento do boleto da forma que preferir, ou seja, com o documento em agências bancárias ou casas lotéricas ou com o código de barras, pela internet.
pagar o IPVA atradaso
Foto: O Globo

Você pode se interessar também por: carros que não pagam IPVA, regras de acordo com estados do país

Porque pagar o IPVA atrasado o quanto antes?

Vale relembrar a importância de não deixar o imposto em aberto. A inadimplência do imposto, por exemplo, impede o licenciamento do seu veículo. Assim, o seu carro ou moto pode ser apreendido.

De acordo com a Creditas, o não pagamento ainda incide em mais encargos, como multas e juros. Além disso, é possível ter o CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito.

Atenção também para o fato de que se o proprietário for flagrado circulando com o veículo com o IPVA em atraso terá que fazer o pagamento. Caso contrário, o carro ou a moto podem ficar no pátio do Detran. Assim, para regularizar a situação, além do IPVA, há custas com o estacionamento do Detran – que é cobrado por dias em que o veículo ficou detido.

E, se o proprietário não regular a situação, mesmo depois das situações mencionadas acima, o veículo fica sujeito a ir para leilão.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Como pagar o IPVA atrasado? Dicas para não ficar devendo o imposto apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?