Não categorizado

Conheça os Mitos e Verdades sobre economia de combustível

Conheça os Mitos e Verdades sobre economia de combustível

Como preço da gasolina subindo a cada mês e semana, vem se falado muito sobre como economizar o consumo do combustível. Assim, especialistas da Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos – esclarecem alguns mitos e verdades sobre a economia de combustível. O que realmente reduz ou não o consumo? Veja a seguir!

gasolina está mais cara
Foto: Unplash

Mitos e Verdade sobre economia de combustível!

1 – “Acelerar gradativamente gasta menos combustível”

Verdade! Quando aceleramos o carro  gradativamente e trocamos as marchas tendo atenção com a rotação do torque máximo, além de controlarmos a força do pé no pedal do acelerador, evita realmente gastos desnecessários de combustível.

De acordo com os especialistas da Motul, tomar os cuidados mencionados acima preserva o motor. Assim, ele  consegue extrair o máximo rendimento do combustível.

Além disso, não se recomenda pisar fundo no pedal do acelerador, já que isso  eleva a rotação do motor e, consequentemente, a demanda do combustível será maior.

2 – “Rodar com o carro carregado não interfere no consumo”

Mito! Andar com o veículo carregado sem necessidade, o torna mais pesado. Com isso, o carro demanda mais combustível para rodar.

A atenção com os suportes fixados nos veículos para transportar cargas extras – eles também deixam o carro mais pesado. Assim, só use quando for realmente necessário, por exemplo, para transportar bicicletas. Retire esses suportes quando eles não serão usados.

Conheça os Mitos e Verdades sobre economia de combustível
Carro carregado demanda mais combustível. Foto: Dinamicar Pneus

3 – “Lubrificantes interferem no consumo do combustível”

Verdade! Ao usarmos o lubrificante adequado para o tipo do veículo, de acordo com as especificações do  fabricante ajuda na redução do consumo de combustível.

Um lubrificante não adequado pode fazer com o que motor seja mais exigido para manter o carro em circulação. Com isso, você gastará mais combustível.

4 – “Dirigir com pneus murchos não aumenta o consumo”

Mito! Pneus não calibrados adequadamente, além de prejudicar o  veículo rodar, aumenta o o atrito entre ele e a a pista. Então, o carro será mais exigido para se mover. Assim, lá vai o combustível…

Foto: Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

5 – “Deixar janelas abertas na cidade gasta menos combustível”

Depende da situação!

Na cidade: Verdade! Neste caso, os especialista da Motul esclarecem que ao circular pela cidade, tendemos a reduzir a velocidade, assim, o ideal é deixar as janelas abertas – ainda que não totalmente abertas. Dessa forma, podemos desligar o ar-condicionado, que também impacta no consumo do combustível.

Na estrada: Mito! Por outro lado, quando estamos na estrada, o melhor é usar o ar-condicionado é mais indicado – já que as janelas abertas costumam provocar uma resistência aerodinâmica, assim exigindo mais do motor.

Quer saber mais sobre Mitos e Verdades sobre economia de combustível, Preços e outros assuntos relacionados? Acompanhe aqui o Garagem360!

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Conheça os Mitos e Verdades sobre economia de combustível apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?