Não categorizado

Cuidados ao dirigir com a neblina nas estradas

Cuidados ao dirigir com a neblina nas estradas

Em especial, na região Sudeste do país, o Inverno é uma estação de pouca incidência de chuvas, assim, a neblina é presença constante em estradas. E, dirigir sob a neblina é algo que requer cuidados, a fim de evitar problemas e acidentes.

Para a sua proteção, dos passageiros e dos demais veículos, confira os cuidados ao dirigir com neblina nas estradas!

Cuidados ao pegar a estrada em épocas de neblina intensa. Foto: Pexels

 

Atenção com a neblina nas estradas!

Reduza a velocidade ao dirigir com a neblina nas estradas

De acordo com informações do Grupo CCR – companhia de concessões rodoviárias – ao passar com o veiculo em pontos de neblina, é importante que o motorista reduza a velocidade. Porém, sempre de fora gradativa. Ou seja, nunca faça manobras com reduções bruscas de velocidade.

Reduza a velocidade gradativamente em pontos de neblina intensa. Foto: Pexels

Manter distância dos demais veículos

Outro cuidado é manter distância dos demais veículos que circulam durante as épocas de maior neblina. Isso porque tanto você como os demais condutores podem fazer paradas ou reduzir velocidades de forma brusca. Assim, causando eventuais colisões.

Nunca utilize o farol alto

Em razão da dificuldade de enxergar perfeitamente sob a neblina, não é raro que alguns motoristas acendam os faróis altos. No entanto, é uma prática nada recomendável.

De acordo com especialistas da CCR, fazer isso ofusca a sua visão e dos demais motoristas que circulam nas vidas. Nunca faça isso!

Cuidados ao dirigir com a neblina nas estradas
Não use o farol alto na estrada. Foto: Pexels

Procure um local apropriado para deixar a via ao dirigir com a neblina intensa

Completando o item anterior, se a neblina tomar proporções que impeça o motorista de enxergar a via, recomenda-se procurar um local seguro para parar o carro. Por exemplo, postos policiais ou estabelecimentos com vaga para veículos.

Assim, quando considerar que está em condições novamente de seguir caminho, continue a sua viagem.

Cuidados ao dirigir com a neblina nas estradas
Caso não consiga guiar na neblina, procure um local seguro para estacionar o carro. Foto: Pexels

 

Você pode se interessar também por: dicas de cuidados para dirigir na chuva

Manutenção e revisão do veículo

Só pegue estradas em épocas de neblina com o veiculo em boas condições. Assim, se o seu veiculo está pendente de revisão ou manutenção, opte por outros meios de pegar a estrada, como ônibus de viagem.

Isso porque nas épocas de intensa neblina, qualquer falta de manutenção com o veiculo é um ponto a mais que pode te colocar em risco. “Para os veículos que possuem ar condicionado, por exemplo, é muito importante para ajudar a desembaçar os vidros, melhorando a visibilidade. Essas são algumas recomendações que contribuem muito para evitar acidentes em casos de neblina”, orienta o gerente de atendimento da CCR, Diogo Elias Stieble.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Cuidados ao dirigir com a neblina nas estradas apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?