Não categorizado

Cuidados com o motor: dicas de como realizar a manutenção

Alguns cuidados com o motor não podem esperar. De acordo com o executivo da Allianz Automotive, Ricardo Sardagna, por exemplo, alguns destes cuidados são indispensáveis. – como manter o nível correto do líquido de arrefecimento e óleo do motor. Além disso, é necessário realizar a troca nos intervalos recomendados pelo fabricante de acordo com o manual do veículo.

“É preciso sempre ficar atento se não há vazamentos no chão da garagem, pois neste caso o problema deve ser corrigido o quanto antes”, alerta Sardagna, da Allianz Automotive.

O executivo ainda dá outras dicas com os cuidados do motor. Ele salienta a importância de realizar testes periódicos na bateria para verificar se a sua capacidade de carga está adequada. O procedimento, de acordo com Sardagna, é rápido, além de poder ser feito em lojas de baterias ou autoelétrico.

É quase impossível para um leigo perceber quando a bateria está no fim da sua vida útil e esta é a maior causa de pane no veículo, que, normalmente, acontece na primeira partida do dia. Com o motor frio e você atrasado para um compromisso… A incidência costuma aumentar agora com a chegada do inverno”, explica o executivo.

Também, são fundamentais as revisões periódicas, de acordo com o intervalo recomendado pelo fabricante. Normalmente, os intervalos são a cada  10 ou 15 mil km. Dessa forma, para Sargadna é possível evitar problemas maiores e mais caros. Por exemplo: rompimento da correia dentada (ainda presente em grande parte dos veículos da frota brasileira), uma pane no sistema de combustível e demais problemas pela falta de cuidados com o motor.

A seguir, você confere algumas dicas importantes do executivo,  que ajudam a identificar problemas e prosseguir com os cuidados com o motor do seu auto.

Cuidados com o motor: dicar para identificar problemas e evitá-los

Identificando problemas 

Os principais sinais de que o motor está com problema são a dificuldade de partida, perda de potência, motor falhando, ruídos estranhos, vibrações ao rodar e superaquecimento. Em alguns casos, por exemplo, pode ocorrer emissão de fumaça pelo escapamento – depois que o motor atinge a sua temperatura normal de trabalho.

 

cuidados com o motor
Foto: Pexels

Cuidados com o motor: periodicidade da revisão 

Enquanto isso, indica-se uma periodicidade da revisão completa do motor a cada 10 ou 15 mil km rodados. No entanto, isto também depende do modelo do veículo e do tipo de utilização. Assim, recomenda-se consultar o manual do proprietário ou o serviço de atendimento da montadora.

Arrefecimento, lubrificação e alimentação

Além disso é essencial nos cuidados com o motor, ficar de olho em componentes que demandam maior atenção. Por exemplo: sistemas de arrefecimento, de lubrificação e de alimentação. Estes, precisam de manutenção periódica, a fim de manter o funcionamento adequado.

Cuidados com o motor: atenção com o combustível

Outro ponto muito importante de cuidados com o motor é a qualidade do combustível. Assim, indica-se evitar o abastecimento em postos de combustível sem bandeira ou que tenha preços muito abaixo da média. Além disso, busque indicações nas oficinas sobre os postos mais confiáveis da sua região.

 

Foto: Proteste

Leitura do nível de arrefecimento

Já para realizar a verificação do sistema de arrefecimento do veículo, é preciso ficar atento ao nível e a coloração do líquido no reservatório – que sempre conta com a marcação do nível ideal. E, para isto, é necessário que o motor esteja totalmente frio, assim, é possível fazer a leitura correta do nível.

Atenção! Nunca se deve abrir o reservatório com o motor quente ou em funcionamento, pois isso pode causar graves acidentes

Cuidados com o motor e o check-up das mangueiras 

As mangueiras do motor também são um dos componentes que devem ser observados. Assim, saiba que o mais típico de que existem problemas é quando a mangueira “engorda” nas extremidades – na região próxima à abraçadeira de fixação.

No entanto, nem sempre isto é sinal de problemas. Portanto, procure um profissional de confiança, que conseguirá identificar se esta expansão das mangueiras necessitam de alguma intervenção

Clima

Por fim, os motores são dimensionados e preparados para trabalhar em faixas de temperatura bem elásticas, sem qualquer problema com a alteração do clima. No entanto, por uma questão de cuidados com o motor, recomenda-se mais atenção com o sistema de arrefecimento no Verão e mais atenção com a bateria no Inverno, certo.

“Além disso, é muito comum durante o Inverno que os motoristas recorram ao famoso tranco, quando o carro não dá a partida. Porém, recomenda-se a evitar essa prática ao máximo, pois o risco de danos ao motor, em especial ao catalizador e embreagem”, finaliza Ricardo Sardagna.

 

cuidados com o motor
Foto: Unsplash

O post Cuidados com o motor: dicas de como realizar a manutenção apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?