Não categorizado

Curiosidade: Ford Galaxie 500, um dos maiores carros brasileiros

O Ford Galaxie fez história no mercado nacional

O Ford Galaxie entrou para a história automotiva como o sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso feito no Brasil em todos os tempos. Esse ano, ele completa 54 anos de história. Conheça um pouco mais sobre o modelo que foi o desejo de consumo de muitos apaixonados por carros.

O Ford Galaxie fez história no mercado nacional
O Ford Galaxie foi o sedã que fez história no mercado nacional (Foto: Divulgação)

O emblemático Ford Galaxie

Se você é fã de clássicos, com certeza conhece o Ford Galaxie. O modelo entrou para a história automotiva como o sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso feito no Brasil em todos os tempos.

Há mais de cinco décadas, caminhar ou dirigir pelas ruas do Brasil era uma experiência bem diferente. Além do cenário característico da época, os carros que circulavam eram emblemáticos e marcaram a história automotiva do país. Em uma viagem a esse passado cheio de memórias, encontra-se um dos veículos mais imponentes daquela geração, o Ford Galaxie.

Produzido originalmente nos Estados Unidos, o modelo chegou por aqui há mais de 50 anos e conquistou os brasileiros, especialmente pelo seu porte e tamanho.

O Ford Galaxie foi o primeiro automóvel de passeio nacional da Ford, o sedã de luxo começou a ser feito em solo nacional em fevereiro de 1967. Sofisticado e bonito, logo se tornou objeto de desejo. Com mais de 5,30 metros de comprimento e 2,00 metros de largura, o carro impressionava pelo tamanho e pelo requinte. O carro transportava confortavelmente até seis passageiros.

O Ford Galaxie fez história no mercado nacional
O Landau foi uma versão ainda mais luxuosa (Foto: Reprodução)

Sob o capô, um motor V8

O desempenho também impressionava através do motor V8 de 166 cv de potência, câmbio de três marchas e conjunto mecânico robusto.

Em 1969, dois anos após seu lançamento, chegava ao mercado a versão LTD, o primeiro carro brasileiro a ter ar-condicionado e o segundo com câmbio automático, então chamado de “hidramático”, além de carroceria com teto de vinil. O LTD Landau, lançado em 1971, era ainda mais luxuoso, trazendo jacarandá no painel e portas, veludo inglês e casimira inglesa no acabamento.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O Ford Galaxie através do tempo

Em 1976, o Galaxie foi reestilizado, com destaque para os faróis horizontais e lanternas com três barras verticais. Neste mesmo ano a linha passou a oferecer o Galaxie 500, versão mais simples, além do Galaxie LTD, intermediário, e do Landau, topo de linha.

Em 1979, a versão de entrada foi aposentada. Com a crise do petróleo e o mercado ávido por carros menores e econômicos, o LTD saiu de linha em 1982. O Landau, último dos Galaxie, teve a produção encerrada em 1983, após vender 77.850 unidades no País. Em seu lugar veio o Del Rey, também focado no luxo, mas com tamanho e proposta bem diferentes.

Feitos históricos

O luxo e o design característicos fizeram com que o admirado modelo se tornasse parte da frota da Presidência da República. Um Ford Landau 1976 foi o Papamóvel utilizado pelo Papa João Paulo II em sua visita a Curitiba em 1980. O sedã ainda marcou presença no horário nobre da TV brasileira, dividindo a cena com Tarcísio Meira na abertura da telenovela Araponga (1990).

O Ford Galaxie fez história no mercado nacional
O carro tinha um motor V8 (Foto: Divulgação)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Curiosidade: Ford Galaxie 500, um dos maiores carros brasileiros apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?