Não categorizado

Dica furada de tiktoker sobre combustível pode detonar seu motor

A internet é uma ferramenta maravilhosa e nefasta ao mesmo tempo. Ela pode ser usada tanto para compartilhar conhecimento quanto para espalhar mentiras travestidas de verdades. A mais nova arapuca é sobre combustível: um usuário do TikTok sugere que o motorista colocar uma parte de diesel S10 a cada abastecimento.

A tal receita mágica do tiktoker é adicionar 10 ml de diesel S10 a cada litro de gasolina. Ele alega que isso sobe a octanagem da gasolina, dá mais potência, reduz o consumo e ainda limpa os bicos injetores do motor. O AutoPapo foi atrás e desvenda esse mito.

@gabrielcals

techtokbrasil #tiktokbrasil #gas #ipiranga #shell #gasolina #car #tiktokers #fyp #vida #foryou

♬ Hip Hop with impressive piano sound(793766) – Dusty Sky

VEJA TAMBÉM:

Checando os fatos sobre os combustíveis

Consultamos o engenheiro mecânico Rodrigo Passos, que trabalha na Petrobras, sobre o que realmente ocorre dentro do motor ciclo Otto com a presença do diesel S10. Apesar de ser um derivado de petróleo, o diesel possuí maior quantidade de hidrocarbonetos pesados que a gasolina. Ou seja, o poder calorífico é maior que o da gasolina.

A grande questão aqui é o número de cetano do diesel, que tem relação direta com o índice de auto detonação do combustível

Com esse valor maior, aumenta a tendência a pré-ignição, também conhecida como batida de pino. Sobre a parte de manter os bicos injetores limpos, o engenheiro diz que teoricamente os detergentes presentes no diesel podem ajudar na limpeza. Já que os motores diesel usam injeção direta.

motor carro pistao batida pino pre ignicao
O diesel dentro do motor pode resultar em batida de pino e dar um baita prejuízo

Porém essa mistura de diesel na gasolina é uma economia que pode sair cara: por causa da pré-detonação do combustível, os componentes internos do motor são danificados, podendo até furar ou derreter as cabeças dos pistões.

Como conseguir esses resultados com segurança

A verdadeira dica para os motoristas que querem melhor eficiência do motor e manter ele limpo por dentro é mais simples que uma mistura mágica feita no posto. Abasteça seu carro com gasolina aditivada ou com alguma gasolina premium, como a Podium da Petrobras.

Os aditivos presentes nesse tipo de gasolina possuem justamente a função de manter o motor internamente limpo. Caso você esteja abastecendo em um posto desconhecido e não queira arriscar, há sempre a opção de colocar a gasolina comum e acrescentar um aditivo de confiança.

A gasolina premium possui uma octanagem mais alta e pode resultar em ganhos de desempenho e economia. Porém, a proporção desses ganhos varia muito entre os motores. Claro que existe a questão do preço: abastecer com gasolina aditivada ou Podium sai mais caro que colocar uma porcentagem de diesel. Mas esse gasto extra é a tranquilidade de estar cuidando melhor do seu motor.

O post Dica furada de tiktoker sobre combustível pode detonar seu motor apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?