Não categorizado

Dicas de manutenção: direção vibrando? Saiba o que fazer!

O que é a direção do carro vibrando?

Fonte alerta que a direção vibrando é um sinal de alerta de que algo está errado com o veículo. Veja detalhes e saiba o que nessas condições!

O que é a direção do carro vibrando?
Entenda o que é a direção do carro vibrando, os problemas envolvem pneus, rodas e amortecedores (Foto: Pixabay)

Direção vibrando: conjunto de rodas e pneus, além dos amortecedores podem ser a causa

Todo condutor deve observar com frequência e se atentar aos sinais que o veículo apresenta de que algo está comprometido, e que é a hora de realizar uma checagem no carro. O carro é uma máquina com diversos sistemas operando de forma harmoniosa.

No entanto, se algum desses componentes apresentar problemas e o condutor não resolver, a situação se agrava e acaba comprometendo outros sistemas do veículo. Ou seja, o prejuízo será maior.

VEJA TAMBÉM

Embora seja o único responsável pelo contato do veículo com o solo, o conjunto de rodas e pneus nem sempre recebe a atenção que merece, com cuidados preventivos simples sendo deixados de lado e comprometendo gradativamente a segurança e o conforto ao dirigir.

 O que é a direção do carro vibrando?
O conjunto de rodas merece atenção e manutenções preventivas regulares ajudam a evitar problemas maiores (Foto: Divulgação / Continental)

Um bom exemplo é o balanceamento das rodas, que deve ser feito periodicamente. Na maioria dos casos, a vibração no volante é decorrente do desbalanceamento do conjunto de rodas, pneus e válvulas.

Além dos citados, a Continental Pneus informa que os amortecedores danificados também são um problema que gera vibrações. Isso acontece porque amortecedores que não operam adequadamente não conseguem estabilizar a rolagem do pneu, fazendo com que a roda fique “quicando”, impulsionada pela superfície do asfalto e pelas molas. Além da incômoda vibração, isso também gera um desgaste irregular nos pneus, chamado de “desgaste poligonal”.

O que é a direção do carro vibrando?
Amortecedores que não operam adequadamente não conseguem estabilizar a rolagem do pneu (Foto: Pixabay)

 

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Realize o teste de direção 

A Continental informa que um teste simples pode ser realizado para conferir os problemas de direção. Basta dirigir o carro em uma superfície plana com asfalto de qualidade, acelerando lentamente e buscando identificar em que local e a que velocidade a vibração aparece com maior intensidade. Ela pode se manifestar no assoalho, no volante ou nos assentos, o que recomenda que os componentes dos eixos, amortecedores, rodas e o estado dos pneus sejam verificados em uma loja especializada. 

O gerente de assistência técnica da Continental, ainda informa que além do incômodo, ao não resolver o problema de vibração, a questão diminui a vida útil das peças, e consequentemente, coloca em risco a segurança de todos.

“Rodar assim não causa somente desconforto. Os componentes do sistema de direção são submetidos a estresse constante, uma situação que pode comprometer a vida útil das peças e, por consequência, a segurança ao dirigir”, alerta o gerente de assistência técnica da Continental Pneus, Rafael Astolfi.

Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus:

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Dicas de manutenção: direção vibrando? Saiba o que fazer! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?