Não categorizado

Dicas para motoristas de app economizarem com a manutenção do carro

motoristas de aplicativo

Com a alta dos combustíveis, nunca foi tão importante economizar em outros quesitos com os automóveis. Por exemplo, motoristas de app – como Uber e 99 – vêm passando apuros com o valor da gasolina. E, mesmo antes da disparada dos combustíveis, quem trabalha com aplicativos de transporte, sempre acabaram gastando bastante com a manutenção.

Por outro lado, algumas dicas ajudam a economizar com a manutenção do carro. Aliás, vale ressaltar que as orientações são bastante úteis para todos os motoristas. Confira a seguir!

motoristas de app devem economizar com a manutençao
Motorista de transporte por aplicativo no carro. Foto: Unsplash

5 Dicas para motoristas de app (e outros) economizar com a manutenção

O engenheiro mecânico Denis Marum, em entrevista para o jornal Valor, pondera que a maioria dos motoristas de app não possui boas noções de mecânica. Assim, é comum que não deem atenção devida à manutenção do carro – o que acarreta em mais gastos, além do desgaste do carro. E, no atual momento, esta questão se torna ainda mais relevante, já que os combustíveis não param de subir de uns meses para cá.

Portanto, veja as dicas que o especialista considera mais importantes para economizar com a manutenção do carro, além de preservar o automóvel.

1 – Atenção com o combustível adulterado

De acordo com Marum, combustíveis adulterados são vilões em potencial da manutenção do carro. Aliás, eles podem até estragarem a bomba, os bicos injetores, a boia de combustível e o catalisador do escapamento.

E, para reparar estes problemas causados por combustível adulterado, o valor costuma variar de R$ 800 a R$ 5 mil.

2 – Óleo do Motor

Aqui, a dica do engenheiro mecânico é não deixar passar o prazo de trocar a o óleo. Isso porque é óleo do motor que determina a longevidade do seu veiculo. Para ter uma ideia melhor, Marum orienta que prestar atenção na medição de nível. Por exemplo, de acordo com o especialista, o óleo deve estar entre as marcas de máximo e mínimo.

Mas, caso a marca não esteja no máximo, mas também não fique abaixo, não é preciso trocar completar. Além disso, o óleo utilizado deve ser sempre aquele que o fabricante indica, no manual do proprietário. Também, pode dispensar o óleo aditivado para motor.

carro passando pela troca de óleo
Troca de óleo. Foto: reprodução

Aproveite e leia também: Uber ou 99 demorando para chegar? Entenda os motivos!

3 – Dê olho em vazamentos

Vazamentos de óleo de motor costumam sair caro na manutenção do carro. Portanto, é importante ficar alerta com vazamentos de óleo do motor e da direção hidráulica e de água. Isso porque estes eventuais vazamentos também interferem em outras peças do veículo.

Por exemplo, para identificar o tipo de vazamento, confira a coloração dos produtos. O óleo do motor é marrom escuro ou um pouco mais claro (quando novo). Enquanto isso, o óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é vermelho.

Além disso, para identificar vazamentos veja se a coloração é transparente ou rosada. Colorações transparentes costumam ser vazamentos apenas de suor do ar-condicionado. Mas, a cor rosada costuma indicar que o sistema de arrefecimento do veículo pode estar comprometido – então, procure um profissional.

4 – Os amortecedores

Os amortecedores são essenciais para a estabilidade do carro e a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros. Assim, se o carro apresentar instabilidade e trancos e for comprovada a necessidade de trocar os amortecedores, dê preferência por peças novas.

Conforme o engenheiro, peças novas são mais caras, porém, além de garantir o bom funcionamento do carro, durarão mais. Isso porque, muitas vezes, apenas fazer ajustes nos amortecedores ou trocar por peças seminovas não resolvem o problema a médio e longo prazo – assim, irá acarretar mais gastos.

motoristas devem se atentar aos amortecedores do carro
Manutenção do amortecedores e molas. Foto: jornal Valor

5 – Velas

Não é raro que as velas não recebam a importância que têm por parte dos motoristas. Estes componentes são os responsáveis por promover a queima do combustível que entra no motor.

E, caso estejam desgastadas, não irão produzir faíscas suficientes. O resultado? Há desperdício de combustível, já que ele será eliminado pelo escapamento. Portanto, as velas são muito importantes, sendo muito melhor fazer a manutenção preventiva do que de reparo.

motoristas de aplicativo e a manutenção do carro
Motorista do aplicativo Uber. Foto: Uber
Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Dicas para motoristas de app economizarem com a manutenção do carro apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?