Não categorizado

Downsizing pra que? Chevrolet lança motor V8 10.4 com 1.017 cv

Chevrolet, Ford e Chrysler possuem nos EUA catálogos de peças oficiais de preparação. Eles também vendem motores completos, não apenas os usados em carros de produção como também outros específicos para preparações ou carros de competição. O mais novo da Chevrolet é um V8 big block de 10,4 litros, 1.017 cv e 121 kgfm.

Isso mesmo que você leu, um motor 10.4 — ou 632 polegadas cúbicas — para ser usado em carros. E sem sobrealimentação, deixando espaço para a criatividade dos preparadores. Esse motor é identificado como ZZ632 e tem como base o big block Chevrolet que estreou em 1958.

curvas de potencia e torque do motor v8 chevrolet 10 4 632
No nosso querido sistema métrico, a potência é de 1.017 cv e o torque de 121 kgfm (Foto: Chevrolet | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Nem só de tamanho é feito o motor

A descrição do motor mostra que existe potencial para aumentar esses números superlativos de potência e torque. Virabrequim e bielas são de aço forjado; os pistões são de alumínio forjado; os cabeçotes são de alumínio com dutos simétricos feitos com máquina CNC; e o bloco é de ferro fundido.

O motor 10.4 é alimentado por injeção eletrônica multiponto e roda com gasolina comum. A taxa de compressão é de 12:1, mais alta que a de muitos motores flex vendidos no Brasil. E não espere um V8 preguiçoso com comportamento de motor diesel, esse Big Block gira até 7.000 rpm, com a potência máxima aparecendo a 6.600 rpm.

Cada pistão desloca o mesmo volume de todo o motor 1.3 do Toyota Yaris de entrada.

As várias vidas do V8 big block Chevrolet

chevrolet corvette sting ray 427 7
O Corvette com motor Big Block era preferido para pistas de arrancada, o peso extra na dianteira atraplha o comportamento dinâmico (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Quando estreou em 1958, esse motor era um 5.7 oferecido nos sedãs, peruas e picapes da Chevrolet. Era uma opção maior ao já estabelecido Small Block. Na versão 6.7 (409 pol³) ele fez fama nas pistas de arrancada, virando tema de música dos Beach Boys.

A versão 427 (7.0) foi usada pelo Impala na Nascar. O Corvette começou a usar o big block em 1965 e o Camaro tinha esse motor como topo de linha na primeira e segunda geração. Com a crise do petróleo os carros de passeio americanos diminuíram e esse motor V8 grande ficou limitado a picapes, caminhões e a o SUV Suburban.

O Big Block continuou recebendo melhorias e usado nesses veículos até sair de linha em 2009. A última versão era um 8.1 já com injeção eletrônica. O Big Block continuou sendo feito pela divisão de performance, culminando no 10.4 que conhecemos hoje.

A Chevrolet do Brasil não vende esse V8, mas ainda vende o Camaro com o seu 6.2. E o AutoPapo já andou nele:

O post Downsizing pra que? Chevrolet lança motor V8 10.4 com 1.017 cv apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?