Não categorizado

Elétrico inspirado no ” Fusca Chinês ” chega em 2022, mesmo com risco de processo

fusca chinês

A marca chinesa Great Wall Motors (GWM) voltou a apresentar o seu carro elétrico que parece ter sido inspirado no Fusca, o Ballet Cat. Além disso, o carro elétrico deve chegar às lojas da China em 2022. A Volkswagen não gostou desta história e ameaça processar a GWM. Aliás, o modelo já vem até sendo chamado de ” Fusca Chinês“.

Fusca Chinês
Oro Ballet Car. Foto: Divulgação / GWM

” Fusca Chinês ” saiba mais sobre o carro e a polêmica

Mesmo com as ameaças da Volkswagen em processar a GWM e sua submarca, a Ora – responsável por produzir o “Fusca Chinês” –  o elétrico voltou a ser apresentado ao público.

O assunto vem causando polêmica desde a aparição do Ora Punk Cat no Salão de Xangai de 2021 (abril), pela GWM. Isso porque a semelhança do conceito destes elétricos com o Fusca é evidente. Assim, a Volkswagen parece se sentir bastante desconfortável. Inclusive, fazendo a empresa estudar a possibilidade de processar o fabricante chinês por cópia.

Por outro lado, conforme mencionado, a marca chinesa segue no seu projeto. Assim, dá continuidade ao lançamento do carro e ainda traz uma nova versão do Ora Punk Cat, o Ora Ballet Cat – sobre o qual já falamos aqui no Garagem360.

fusca chinês
Punk Cat. Foto: Divulgação/GWM

Ora Ballet Cat

O Ballet Cat é, realmente, muito parecido com o Volkswagen Fusca – assim como o Punk Cat. Dessa forma, sugerindo ser uma cópia do clássico modelo.

Algumas alterações foram realizadas no modelo pela Great Wall Motors, em relação à versão apresentada em Xangai (o Ora Punk Cat) . Por exemplo, os faróis dianteiros e as lanternas traseiras receberam novo design, a fim de diferenciar o Ballet Cat do Fusca original. Além disso, uma nova placa surgiu na tampa do porta-malas.

Fusca da China
Ballet Car. Foto: Divulgação/GWM

No entanto, o interior do Ora Ballet Cat continua com inspirações claras no Fusca. Mas, os estofados, por exemplo, apresentam uma tonalidade rosa bastante inusitada.

Enquanto isso, o design do volante multifuncional e a central multimídia, que se estende pelo painel e vai até o cluster, se assemelha bastante também ao da Mercedes-Benz .

Não há, até o momento, informações mecânicas sobre os modelos. No entanto, já sabemos que serão 100% elétricos. Além disso, contarão com 400 quilômetros de autonomia.

fusca da china
Ballet Car. Foto: Divulgação/GWM

Aproveita e leia também: 10 carros populares mais econômicos em 2021

Mais detalhes serão revelados no lançamento oficial do  Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2022.

GWM no Brasil
Ballet Car. Foto: Divulgação/GWM

GWM no Brasil

Vale relembrar que a GWM chegou ao Brasil no mês passado. No caso, ao adquirir a antiga fábrica da Mercedes-Benz, localizada na cidade Iracemápolis (SP). A fábrica estava desocupada desde dezembro de 2020. A pretensão da GWM no Brasil é produzir SUVs e picapes.

No entanto, a produção da chinesa no Brasil deve começar a partir de 2022 ou até depois. Isso porque a GWM tem planos para começar a sua operação no Brasil importando modelos, assim como é o caso da Lifan e JAC Motors.

Por outro lado, a GWM já confirmou, por exemplo, a picape média Poer – que pode ser uma  rival da Toyota Hilux e do Chevrolet S10.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Elétrico inspirado no ” Fusca Chinês ” chega em 2022, mesmo com risco de processo apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?