Não categorizado

Empresa chinesa planeja colocar 100 carros autônomos em operação

FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos

Não é somente a Tesla que investe em tecnologia para carros autônomos. A montadora chinesa FAW Group, investe na tecnologia e pretende desenvolver uma frota de até 100 veículos autônomos em circulação em dois anos, saiba mais.

FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos
FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos (Foto: Divulgação)

FAW Group investe em carros autônomos

A montadora chinesa FAW Group lançou um projeto chamado “Rede Inteligente de Qizhichuncheng”. Trata-se do desenvolvimento de uma rede inteligente de transporte com carros autônomos que usa carros elétricos como veículos de transporte na cidade de Changchun, na China.

O desenvolvimento se dá através da criação de um roteiro específico para que os carros elétricos que também possuem nível 4 de autonomia, possam circular de forma independente.

Veja também: Sabe como funcionam os carros autônomos? Descubra aqui!

Dentro do projeto, para que isso aconteça, os veículos compartilharão um sistema de agendamento na nuvem, com itinerários, rotas e demais informações que auxiliam o trajeto completo.

Os estudos e testes feitos pela montadora já passam dos 30 mil km rodados e devem continuar até que sejam totalmente aprovados.

A primeira fase do projeto

Segundo o portal chinês It Home, a primeira fase de todo o projeto estabelece a construção de 10,5 km de estradas inteligentes e quatro unidades do modelo em questão já em atuação e operação nas estradas (como protótipos).

Ainda segundo o portal, há mais etapas para serem concluídas. O departamento de engenharia de tráfego local solicitou mais detalhes de todo o programa para que análises de segurança sejam feitas e o projeto possa seguir.

A montadora quer ampliar a circulação dos veículos, para isso, prevê ampliar a quilometragem das estradas inteligentes para 52,7 km, e aumentar a frota de quatro para 20 veículos em circulação.  

FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos
FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos (Foto: Divulgação)

Dois anos para a segunda fase do projeto de carros autônomos

A segunda fase do projeto tem previsão para ser colocada em prática em até dois anos. Nela, a montadora já lançará nas ruas centenas de veículos com a tecnologia para testar a ação dos mesmos.

Sobre a FAW Group

Lançada em 1956, a FAW Group é uma fabricante chinesa com uma cartela de produtos de carros e caminhões. Atualmente, a montadora está focada no desenvolvimento de frota elétrica e autônoma.

De acordo com o Esboço do Plano de Desenvolvimento (2021-2025) e Estratégia de Inovação Tecnológica, a empresa pretende se tornar uma empresa ecologicamente correta até em 2025, com uma frota zero (ou quase zero) emissão de carbono.

O projeto ainda afirma que a FAW se tornará um provedor de serviços de mobilidade de classe mundial e ecologicamente correto até 2025. “É nossa missão criar uma marca automotiva nacional bem conhecida, construir uma indústria automotiva forte e oferecer aos clientes uma experiência agradável, e abrir um novo caminho para a transformação e atualização da indústria automobilística chinesa na nova era,” Afirma o plano.

Além disso, a montadora espera que suas vendas anuais cheguem a 6,5 milhões de unidades de veículos, com receita anual de vendas de até 1 trilhão de yuans, para se tornar uma montadora reconhecida mundialmente, e não atuar somente no mercado asiático.

“Após cinco a dez anos de trabalho árduo, atingiremos a meta de transformar a FAW em uma empresa de classe mundial”, disse o presidente do BOD e secretário do Comitê do Grupo CPC FAW Xu Liuping.

FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos
presidente do BOD e secretário do Comitê do Grupo CPC FAW, Xu Liuping (Foto: Divulgação)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Empresa chinesa planeja colocar 100 carros autônomos em operação apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?