Não categorizado

Entenda como carros e smartphones estão cada vez mais integrados

carros e smartphones estão cada vez mais integrados

Abrir a porta de carros com smartphones já é uma realidade. Além disso, ajustar bancos e acessar comandos apenas por voz.  Há anos, estas e outras integrações entre carros e smartphones pareciam muito distantes. Porém, muitas destas facilidades as já são realidade!

Entenda como os carros e smartphones vem se integrando cada vez mais!

Entenda como funciona esta integração e carros e smartphones e o que esperar para um futuro próximo. Foto: Cars

 

BMW, Chevrolet, e Volvo oferecem modelos com computador de bordo desde 2018

Desde 2018, por exemplo, modelos da BMW, Chevrolet, e Volvo passaram a oferecer funções associadas entre os aparelhos de telefone celular e os veículos. As marcas começaram a produzir carros que já das fábricas com um painel inteligente, uma espécie de computador de bordo.

Assim, bastava conectar-se a um smartphone e ampliar as possibilidades de integração.

Outra integração entre carros e smartphones chegou um pouco depois. Foi a customização de veículos. Ao conectar o carro a aplicativos de celular, passou a ser possível ajustar de bancos, retrovisores, ar condicionado e rádio – tudo isto com apenas alguns comandos.

Indo para 2020, transformar o carro comum em um smart também se tornou realidade. Neste caso, graças a serviços disponibilizados pelo Google, Apple e Amazon.

Por exemplo, realizar chamadas, trocar de músicas ou até mesmo solicitar rotas no GPS somente por comandos de voz é uma facilidade e tanto. Além disso, trata-se de uma tecnologia integrada entre carros e smartphones que evita que o motorista desvie sua atenção da direção.

carros e smartphones
Foto: Google

Carro por controle remoto?

E neste processo de integração entre carros e smartphones, pode não estar longe controlar um veiculo a distância. Por exemplo, sistemas da Ford e da GM já oferecem no Brasil de funcionalidades que possibilitam alguns comandos à distância do carro, por meio de um smartphone. Isso mesmo! Como se o aparelho de telefone celular fosse um controle remoto.

Já é possível travar/destravar as portas, localizar o veículo e checar o nível do tanque de combustível. Além disso, até mesmo ligar o motor e ajustar o ar-condicionado.

Isso porque, assim como os celulares avançam nos recursos tecnológicos, os carros também. E os dois passam a se integrar cada vez mais.

Sem contar plataformas de aplicativos, como em novos sistemas da VW e da Fiat/Jeep. Por exemplo, por meio de uma central multimídia, já é possível verificarmos se há vagas em um estacionamento, apenas com comandos de voz.


Fique por dentro das inovações do setor automotivo, no Garagem360

E o que esperar da mais da integração entre carros e smartphones?

De acordo com algumas montadoras, talvez não esteja tão longe contar com facilidades tecnológicas como levar o carro à oficina.

Em breve, com a chegada do 5G, provavelmente um veículo não precisará ser conectado ao scanner da oficina, a fim de fazer a atualização de um software de motor ou câmbio. No caso, isto poderá ser feito de forma remota, apenas com o celular e o carro integrados e conectados a internet.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, modelos da Tesla já possuem recurso para download de atualizações dos principais sistemas do carro.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Entenda como carros e smartphones estão cada vez mais integrados apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?