Não categorizado

Estoques de carros seguem em baixa em 2021

Estoques de carros

A falta de semicondutores segue provocando diversos efeitos negativos no mercado de automóveis 0km. De acordo com a Fenabrave, um deles é que os estoques de carros seguem em baixa. Com isso, o número de emplacamentos também caem.

E os números do mercado nos últimos meses mostram isso. O último mês de julho foi considerado o pior mês de julho desde 2005. Isso porque foram registrados números de emplacamentos (entre os automóveis de passeio) muito baixos.

Estoques de carros
Foto: Divulgação/VW

Estoques de carros em 2021; confira mais dados

O relatório divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostrou que foram vendidos 123.579 automóveis de passeio. Isso representa uma queda de 7,30% com relação ao mês anterior.

A situação se torna mais preocupante quando vemos que o número de carros comercializados teve uma retração de 8,41% em comparação ao mesmo mês, só que em 2020.

Estoques de carros
Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat

Mesmo juntando com os números de vendas de comerciais leves, que foram positivos, o mês ainda terminou abaixo. Os 162.404 veículos vendidos em julho representaram uma queda de 4,23% em comparação ao mês anterior.

Mas qual é o motivo destas quedas? Isso pode ser colocado na conta de um problema já conhecido. Muitas marcas vem sofrendo com a falta de semicondutores. Dentre elas, podemos destacar a Chevrolet, a Hyundai e a Volkswagen.

Esta última concedeu férias coletivas para 800 funcionários de uma de suas instalações (de Taubaté-SP). A Renault também passou por problemas. Entretanto, a expectativa é que a produção de veículos de passeio na fábrica de São José dos Pinhais-PR se normalize na próxima semana.

Leia mais: Vendas de carros elétricos faz mobilidade elétrica crescer 53% no Brasil

Estoques de carros
Foto: Divulgação/Renault

Esta crise também fez com que a Fenabrave mudasse suas projeções. Em janeiro, a expectativa da entidade era vender 1.863.658 (um aumento de 15,4%). Porém, em julho, ela passou a ser de 1.780.095 automóveis. Até o momento, foram licenciados 927.735 automóveis de passeio.

Mais efeitos da crise

Foto: Dieny Portinanni/Unsplash.com

A falta de semicondutores não está fazendo com apenas com que os estoques de carros novos . Ela vai fazendo com que outras áreas registrem quedas em suas atividades. A exportação de veículos em julho, por exemplo, foi 29,1% menor que em junho. Isso de acordo com a ANFAVEA.

Já o mercado de carros usados vivem um bom momento. Segundo a Fenabrave, foram negociados ao todo 1.061.013 carros durante o sétimo mês do ano. Um crescimento de 6,83%. Só os automóveis de passeio foram responsáveis por 901.460 unidades negociadas em todo o território nacional.

Outros setores estão indo bem

Estoques de carros
Foto: Divulgação/Honda

Apesar da queda de 0,02% (309.494 unidades emplacadas) com relação a junho, o setor automotivo em geral vem mostrando que está conseguindo se reerguer. O acumulado do ano já ultrapassou a marca das 2 milhões de unidades negociadas – aumento de 33,74% com relação ao ano passado.

“O número de emplacamentos, até agora, mostra que o setor, no geral, mantém sua trajetória de recuperação, com um volume total próximo ao que registramos nos últimos anos, antes da pandemia. E se a produção estivesse normalizada, principalmente, para automóveis, poderíamos ter um crescimento ainda maior do que o previsto para este ano”, afirma Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

Destaque para a venda de motocicletas. No último mês, este mercado cresceu 5,50%. Sendo que foram vendidas 112.586 motos novas. O de caminhões também fechou em alta (3,48%). Aqui, a FENABRAVE destaca a boa oferta e a aprovação de crédito “Hoje, cerca de 8 a cada 10 fichas de financiamento são aprovadas”, disse Assumpção.

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Estoques de carros seguem em baixa em 2021 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?