Não categorizado

Fábricas da VW vão interromper a produção no Brasil

Fábricas da VW

Uma crise sem fim. A falta de semicondutores está fazendo com que várias montadoras tenham que paralisar a suas produções. Desta vez, são as fábricas da Volkswagen do Brasil que terão que ser paralisadas. A montadora alemã comunicou na última quarta-feira (07) que duas das quatro unidades terão as atividades suspensas nos próximos dias.

Fábricas da VW paradas

Segundo o site especializado “Automotive Business”, o motivo ainda segue sendo o mesmo que já atingiu diretamente outras montadoras. Um problema no fornecimento de semicondutores segue sendo uma pedra no sapato de todas elas. Do mesmo modo que a VW, a Hyundai também terá que suspender a fabricação de veículos na próxima semana. Chevrolet e Nissan também já sofreram com isso.

Fábricas da VW
Fábrica da VW do Brasil em Taubaté-SP (Foto: Divulgação/VW Brasil)

“A manutenção da escassez de capacidades de semicondutores tem levado a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente. Isso também tem gerado problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo durante o ano de 2021. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen”, diz a Volkswagen em comunicado.

Dentre elas, estão duas das fábricas mais importantes. A planta localizada em Taubaté-SP, de onde sai a linha Gol e Voyage, passará por sua segunda para paralisação. Desta vez, suas operações serão paralisadas a partir do dia 12 de julho.

Fábricas da VW
(Foto: Divulgação/VW Brasil)

Enquanto isso, o primeiro turno da famosa fábrica de São Bernardo do Campo-SP (que produz o Polo, o Nivus, o Virtus e a Saveiro) irá parar já no dia 19 de julho. De acordo com a montadora alemã, esta paralisação irá durar 20 dias e é válida para as duas. Ou seja, as operações só voltarão ao normal no mês de agosto.

Fábricas da VW
(Foto: Divulgação/VW Brasil)

Leia mais: Fábrica da Hyundai suspende completamente a produção

“Nos últimos meses, o time da Volkswagen América Latina tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas na região. Entretanto, o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips.”, conclui.

A reportagem do portal ainda conta que segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a VW informou a entidade que serão concedidas férias coletivas aos funcionários.

Onda de paralisações

(Foto: Divulgação/VW Brasil)

Anteriormente, a VW do Brasil já teve que reduzir suas operações. A primeira aconteceu no final do mês de maio, quando as fábricas de São José dos Pinhais-PR e Taubaté-SP pararam por dez dias.  Depois, no dia 21 de junho, foi a vez dos polos de São Bernardo do Campo-SP e São Carlos-SP serem parada. Além dos trabalhadores paranaenses.

E a Volkswagen vive um bom momento nas vendas. De acordo com dados da Fenabrave, ela foi a segunda marca com mias veículos vendidos nos primeiros seis meses do ano. Contando apenas os automóveis, ela é a líder.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Fábricas da VW vão interromper a produção no Brasil apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?