Não categorizado

Ford desenvolve motor que transforma carros a combustão em elétricos

Ford

Transformar carros a combustão em elétricos. Este é um dos objetivos da Ford com o sua novidade mais recente: o Eluminator. A montadora norte-americana anunciou o lançamento deste motor eletrificado que pode ser comprado por qualquer pessoa interessada em fazer a transformação.

Ford
Ford Mustang Mach-e (Foto: DIvulgação/Ford)

Ford desenvolve motor para transformar carros a combustão em carros elétricos!

O anuncio foi feito pela própria montadora na última semana. Em sua conta oficial no Twitter, ela divulgou algumas imagens dele. O lançamento oficial está para acontecer no SEMA Show. Este evento acontecerá entre os dias 2 e 5 de novembro. Para quem não conhece, ele, ao lado dos Salões do Automóvel, é um dos maiores eventos do setor automotivo.

Entretanto, a montadora não informou ainda quanto que ele custará aos interessados. Nem mesmo se oferecerá um kit para a conversão completa de um veículo. No entanto, algumas especificações técnicas já são conhecidas.

De acordo com a revista especializada Auto Esporte, o  Eluminator pode gerar uma potência de 285 cv e torque de 43,9 kgfm. Ou seja, quem usá-lo poderá ser um carro bastante veloz.

Outro lado que podemos destacar é o seu tamanho. Ele mede 57 cm de comprimento, 34,5 cm de largura e 37 cm de altura. 

Este tipo de coisa é bastante comum nos Estados Unidos. Para restaurar veículos antigos ou criar novos projetos, as pessoas vão atrás dos chamados crate engines. Eles são motores (parciais ou completos) criados exatamente para este fim.

E a Ford é apenas uma das montadoras que oferecem este serviço. Um outro produto bastante famoso da montadora de Detroit é o seu motor V8.

Ford
Ford Mustang Mach-E (Foto: DIvulgação/Ford)
Ford
Ford Mustang Mach-E (Foto: DIvulgação/Ford)

Vale lembrar que a Ford já se aventura na produção de carros elétricos. O Mustang Mach-E está sendo comercializado no mercado dos Estados Unidos e da Europa. Este SUV se destaca pela eficiência e pelo espaço interno oferecido.

Tendência?

Ford
Chevrolet Camaro (Foto: Divulgação/Chevrolet)

A Chevrolet é outra fabricante que faz isso. Recentemente, ela passou a oferecer o kit Connect and Cruise. Ele é liderado por um bom motor elétrico de 200 cv. Sem falar que ainda traz bateria (60 kWh), conversores e outras partes que ajudam na transformação.

Já a empresa EV West promete ir mais além. A empresa irá oferecer um conjunto de eletrificação para superesportivos antigos que usam V8, como o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro. Para isso, eles irão usar nada mais, nada menos que um motor da Tesla. Este poderoso propulsor pode gerar uma potência de 600 cv.

Tesla Model S (Foto: DIvulgação/Tesla)

Este  motor será colocado no mesmo lugar do câmbio. O pacote ainda traz as baterias (que irá substituir o tanque de combustível) e o sistema de controle eletrônico e recarga. O preço desta brincadeira pode ficar entre 25 mil dólares e 35 mil dólares.

No outro lado do Atlântico, na Inglaterra, quem faz um trabalho parecido é a Lunaz. Esta empresa foi criada em 2018. Seu fundador é David Lorenz. A empresa tem como objetivo a eletrificação de carros fabricados por montadoras locais, como a Jaguar, a Ranger Rover e Rolls Royce. Sua equipe conta com ex-funcionários de equipes de Fórmula 1. Sem falar que possui acionistas famosos, como ex-jogador de futebol inglês David Beckham.

No começo deste ano, um de seus projetos chamaram a atenção. Eles fizeram a transformação de um Bentley S3 Continental Flying Spur. Este veículo é de 1961.

(Com informações de Quatro Rodas, Uol e IG)

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Ford desenvolve motor que transforma carros a combustão em elétricos apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?