Não categorizado

Ford fecha fábricas na Índia e será importadora — assim como no Brasil

A filial indiana da Ford seguiu o mesmo rumo da brasileira: a produção local foi encerrada e a empresa passa a atuar como importadora. Cerca de 4.000 funcionários serão afetados A fabricante norte-americana está em negociações atrás de interessados para as fábricas de Sanand e Chenna.

A Ford da índia produzia o Figo (a última geração do Ka, projetada no Brasil), o EcoSport e o Endeavour (Everest rebatizado). Com essa encerramento das atividades no país, o Ka deixa de ser feito globalmente e o EcoSport sobrevive apenas na fábrica da Romênia.

VEJA TAMBÉM:

ford mustang ford mustang mach e
O tradicional Mustang cupê e o elétrico Mustang Mach-E serão os primeiros Ford importados da Índia

Como importadora, a Ford irá oferecer o apenas o Mustang cupê e o crossover elétrico Mustang Mach-E. Segundo publicações locais, a Ford importadora atuará em uma faixa mais premium do mercado e com veículos elétricos.

Ford tem prejuízo bilionário na Índia

O fabricante está presente na Índia há 25 anos e possui uma participação de menos de 2% do mercado. Em nota oficial, a multinacional revelou ter acumulado US$ 2 bilhões (R$10,5 bilhões) em dívidas na Índia nos últimos 10 anos.

O mercado indiano favorece carros pequenos graças a uma fatia menor de impostos para veículos com até 4 metros de comprimento. O Figo e o EcoSport competiam nessa faixa, existindo inclusive o Figo Aspire — um sedã com traseira mais curta para ficar abaixo de 4 metros.

ford figo aspire vermelho traseira modelo indiano
O Figo Aspire é um Ka+ com traseira mais curta para pagar menos impostos

O Figo indiano era exportado para a Europa e para o México, já o EcoSport era exportado para outros mercados asiáticos, EUA e México. A Argentina recebe o EcoSport indiano desde o fim da produção no Brasil para atender a demanda.

A Ford não foi o primeiro fabricante dos EUA a abandonar a Índia: a General Motors e a Harley-Davidson também tomaram essa atitude nos últimos anos.

O Boris explica porque a Ford virou importadora no Brasil:

Fotos: Ford | Divulgação

O post Ford fecha fábricas na Índia e será importadora — assim como no Brasil apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?