Não categorizado

Ford Tourneo Connect 2022 surge baseada na Volkswagen Caddy

Ford Tourneo Connect

O mercado de comerciais leves europeu acaba de ganhar uma opção bastante interessante. A Ford anunciou na última terça-feira (12/10) o lançamento do Tourneo Connect. Este pode ser considerado mais um marco histórico da marca. Isso porque este é mais um veículo feito pela marca em união a Volkswagen. Além de ser uma solução prática para o transporte de passageiros, o carro oferece tecnologia de ponta.

 

Ford Tourneo Connect
Ford Tourneo Connect 2022 (Foto: Divulgação/Ford)

Fruto de uma parceria entre americanos e alemães, Ford Tourneo Connect 2022 é lançada

Esta minivan entra para a lista dos carros feitos durante uma parceria das duas. A primeira vez que as duas atuaram no mesmo time foi na “Auto Latina”. Esta teve duração de oito anos (de 1987 até 1995). Alguns veículos conhecidos surgiram nesta época, como VW Apollo, Ford Verona, VW Logus e Ford Versailles. Sem falar no compartilhamento de motores.

Posteriormente , em 1991, elas formaram a “Auto Europa”, que deu origem as minivans Volkswagen Sharan e Ford Galaxy. Sem falar da Seat Alhambra. Porém, este “casamento” acabou em 1999. Quatro anos após a construção de uma fábrica. Agora, uma nova tentativa. A expectativa é que novas plataformas e veículos também sejam lançados. Entre elas, as novas gerações da VW Amarok e da Ford Ranger.

Já o Ford Tourneo Connect 2022 divide plataforma com o VW Caddy. Ou seja, a plataforma modular MQB-A1. De acordo com a montadora, ela poderá ser encomendada no próximo ano. Já as vendas começarão na primavera europeia. No entanto, ela não sinalizou quanto que o carro custará. Uma das únicas certezas é que estará posicionada abaixo da Transit.

Ford Tourneo Connect 2022 (Foto: Divulgação/Ford)

Os clientes poderão escolher entre duas opções de carroceria. A L1 tem uma distância entre-eixos mais curta e a L2, mais longa, Ambas tem capacidade para sete pessoas. Em geral, seu design é praticamente o mesmo do carro alemão. Nos entanto, os clientes encontrarão a grade típica da marca dos EUA. Já o conjunto óptico traz faróis de LED na frente. Sem falar das luzes de condução diurna.

Ford Tourneo Connect
Ford Tourneo Connect  Active (Foto: Divulgação/Ford)
Ford Tourneo Connect Active (Foto: Divulgação/Ford)

Já as opções de acabamento são quatro ao todo: Active, Trend, Titanium e Sport. E elas possuem diferenças entre elas. A primeira (Active), por exemplo, traz rodas de liga leve de 17 polegadas, grade frontal do tipo “colmeia de abelha” e molduras nos para-lamas, soleiras e para-choques. Já a Trend possui como diferencial a moldura da grade em preto brilhante.

Ford Tourneo Connect Titanium (Foto: Divulgação/Ford)

A Titanium vem com detalhes cromados, vidros escuros e rodas de liga leve de 16 polegadas. Por fim, o modelo Sport faz jus ao nome e traz um visual mais ousado. Destaque para a faixa no capô, rodas de liga leve de 17 polegadas (detalhes escurecidos) e parte do para-choque mais dinâmica.

Interior e segurança

Ford Tourneo Connect
Ford Tourneo Connect (Foto: Divulgação/Ford)

O interior do Ford Tourneo Connect pode agradar por vários aspectos. O espaço para passageiros e carga é um deles. A marca diz que os proprietários podem ter até 3,1m³ de volume de carga nas versões L2. Já no modelo de carroceria mais curta, este volume cai para 2,6m³. Ou seja, muito espaço para carregar o que quiser.

O nível tecnológico também é muito alto. A central multimídia, por exemplo, pode ser tanto de 8,25 polegadas quanto de 10 polegadas. Neste último caso, o sistema vem com FordPass Connect.  Já o painel de instrumentos é de 10,25 polegadas. Este vem de série no modelo Sport e opcional nos modelos Titanium e Active.

Ford Tourneo Connect
Ford Tourneo Connect (Foto: Divulgação/Ford)

Não podemos nos esquecer dos itens de segurança e assistência ao condutor. Neste caso, é possível encontrar (dependendo da versão, será de série ou opcional):

  • Assistente de manutenção de faixa
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Controle de Cruzeiro adaptativo
  • Detector de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado
  • Active Park Assist
  • Sistema de faróis adaptativos
  • Sensor de chuva, entre outros

Motorização

Ford Tourneo Connect Sport (Foto: Divulgação/Ford)

Estão disponíveis três opções de motorização para o  Ford Tourneo Connect. O primeiro é o 1.5 Ecoboost movido à gasolina, que pode gerar uma potência de 114 cv e torque de 220 Nm. Os outros dois são o 2.0 EcoBlue movido à diesel. Sendo que um gera uma potência de  112 cv e torque de 280 Nm. O outro produz uma potência de 122 cv e torque de 320 Nm. A tração integral só está sendo ofertada na última opção.

Vale lembrar que ambos podem estar acoplados a um câmbio manual de seis velocidades. Está disponível também uma transmissão automática de seis velocidades (dupla embreagem) PowerShift.

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Ford Tourneo Connect 2022 surge baseada na Volkswagen Caddy apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?