Não categorizado

Gasolina e Etanol: conheça 6 mitos sobre os combustíveis

Mitos sobre a gasolina e o etanol

Há alguns mitos que norteiam o uso da gasolina e do etanol, seja para obter maior consumo ou melhor performance. Conheça alguns deles!

Mitos sobre a gasolina e o etanol
Mitos sobre a gasolina e o etanol (Foto: Pixabay)

Mitos sobre a gasolina e o etanol

A lista possui análises da Nakata sobre alguns assuntos que são ditos como verdade sobre os combustíveis. Temas como economia de combustível, melhor performance, e rodízio entre gasolina e etanol em carros flex são alguns dos mitos a serem desvendados. Confira alguns deles.

Gasolina e etanol aditivados melhoram o consumo

Não é verdade. A gasolina aditivada faz os mesmos quilômetros por litro que a normal. Por sinal, sua função não é ser mais econômica, como muitos dizem. A diferença na formulação inclui apenas uns produtos que auxiliam na limpeza de certas partes do veículo. Age principalmente desde o tanque até os pistões.

Em alguns casos, pode até ocorrer uma melhora no consumo. Mas a explicação é que, quando o sistema de alimentação e o motor estão muito sujos e carbonizados, é natural que carro gaste mais e ande menos. Mas uma limpeza profunda na oficina resolveria o problema da mesma forma ou até melhor.

Aditivos aumentam a potência

Ainda sobre os combustíveis aditivados, muitos acreditam que eles aumentam a potência do motor. No entanto, o fato é que  um motor muito sujo pode perder desempenhou seja, com a limpeza do mesmo através do aditivo, o que acontece  é a recuperação da real performance do veículo.

Etanol dificulta a partida

Quando foram lançados os primeiros veículos nacionais movidos a etanol, há mais de 40 anos, era a pura verdade. Depois da chegada da injeção eletrônica, esse problema desapareceu. Antes de lançar um modelo novo, as montadoras chegam a testar a partida em câmaras com temperaturas abaixo de zero.

Nos modelos flex mais antigos, é muito importante deixar o “tanquinho” sempre abastecido com gasolina, manter a bateria e o alternador em ordem, revisar as velas e cabos, trocar os filtros nos prazos certos e checar regularmente na oficina o funcionamento dos sistemas de ignição e injeção eletrônica.

Etanol reduz o desempenho

Não é verdade, muito pelo contrário. Como o etanol tem cerca de 110 octanas (valor que indica a resistência dos combustíveis à detonação) contra 93 da nova gasolina comum, o motor de um carro flex sempre terá mais potência e quando estiver abastecido com o biocombustível.

Mitos sobre a gasolina e o etanol
O etanol não reduz o desempenho do modelo (Foto: Nakata)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Nunca misturar gasolina e etanol em carros flex

É uma grande lenda que envolve os veículos flex, pode misturar à vontade! Os motores desses modelos são preparados para consumir gasolina e etanol puros ou misturados, qualquer que seja a proporção entre eles.

Faça um “rodízio” entre os combustíveis

Depois de tudo o que você leu até aqui, sabe a resposta para essa dúvida, não é mesmo? Não existe nenhum problema em usar um único combustível por muito tempo. Os veículos flex foram criados justamente para proporcionar essa versatilidade e economia aos donos.

Mitos sobre a gasolina e o etanol
Não é necessário fazer rodízio entre os combustíveis (Foto: Pixabay)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Gasolina e Etanol: conheça 6 mitos sobre os combustíveis apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?