Não categorizado

HB20 leva vantagem devido falta de peças; entenda

Hyundai HB20 é o modelo mais vendido de setembro

O Hyundai HB20 sempre foi um modelo bem posicionado em seu segmento. Em setembro, por exemplo, ele assumiu a liderança dos carros mais vendidos no mercado brasileiro.

É claro que a liderança se deve os seus atributos, mas o modelo também leva vantagem pelo fato de seus principais concorrentes estarem enfrentando a falta componentes automotivos. Saiba mais!

Hyundai HB20 é o modelo mais vendido de setembro
Hyundai HB20 é o modelo mais vendido de setembro (Foto: Divulgação)

Crise que atinge alguns modelos zero quilômetro dá ainda mais vantagem ao HB20

O segmento de zero quilômetros tem enfrentado uma crise com a escassez de componentes automotivos, o que tem afetado drasticamente na produção das montadoras.

VEJA TAMBÉM

A ação também afetou o posicionamento de alguns modelos, como o Chevrolet Onix, que perdeu a posição de líder durante a pandemia. O Onix é um dos principais concorrentes do Hyundai HB20.

A escassez dos componentes automotivos tem feito com que muitos consumidores migrem para o segmento de seminovos, o que também tem ocasionado no aumento de preços dos carros do segmento.

Hyundai HB20 é o modelo mais vendido de setembro
Jeep Compass Sport (Foto: Divulgação)

Hyundai HB20 assume a liderança dos carros mais vendidos

Como já falamos, o Hyundai HB20 foi o carro mais vendido em setembro. Segundo o levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, durante o nono mês do ano, o hatch emplacou 7.147 unidades.

O resultado dos bons números fez o hatch pular da quinta posição alcançada em agosto, para a primeira colocação em setembro. Em agosto desse ano, o modelo havia emplacado 6.795 unidades. Dessa forma, a diferença entre os meses de agosto e setembro é de 352 unidades.

No acumulado do ano, o Hyundai HB20 emplacou até o nono mês 67.146 unidades. No ranking, enquadram-se automóveis e comerciais-leves.

Se analisarmos a última categoria citada, a qual pertence a Fiat Strada, também houveram alterações. Em setembro, a Fiat Toro superou os números da Fiat Strada e se tornou o modelo comercial leve mais vendido durante o mês.

No pódio geral, que engloba carros e comerciais leves, além do Hyundai HB20, veja quais foram os demais destaques foram respectivamente, bem como o número de unidades emplacadas:

Top 10 carros e comerciais leves mais vendidos em setembro

  1. Hyundai HB20 – 7.147
  2. Fiat Toro – 6.852
  3. Jeep Compass – 6.823
  4. Fiat Strada – 5.772
  5. Volkswagen T-Cross – 5.733
  6. Fiat Argo – 4.911
  7. Fiat Mobi – 4.574
  8. Hyundai Creta – 4.550
  9. Jeep Renegade – 4.503
  10. Toyota Hilux 4.396

Ao analisar os dados, é possível perceber que, além da ascensão do Hyundai HB20, houve uma queda drástica da até então Fiat Strada, que agora encontra-se em quarto lugar na colocação geral (mesmo com a Fiat sendo a marca que lidera o ranking geral e a Strada seja o mais vendido no acumulado de 2021).

Hyundai HB20 é o modelo mais vendido de setembro
Fiat Strada (Foto: Divulgação)

Aproveite e leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Outro modelo que também atingiu melhor posição em setembro foi o SUV líder em sua categoria o Jeep Compass. O modelo, superou os dados de agosto e ganhou uma posição acima do ranking, indo de quarto para terceiro colocado, com 6.823 unidades emplacadas.

Fiat segue como a marca mais presente no ranking

Outro ponto que deve ser analisado é a presença majoritária da Fiat no ranking dos modelos mais vendidos. Mesmo perdendo a liderança, a marca italiana pertencente ao Grupo Stellantis, é representada em quatro das dez colocações totais.

A Jeep, pertencente ao mesmo Grupo, é representada duas vezes, com os SUVs Compass e Renegade. Hyundai também aparece duas vezes. Por fim, a Toyota e a Volkswagen são representadas apenas uma vez.

Ranking com os 10 carros mais vendidos do Brasil (janeiro a setembro / 2021)

  1. Fiat Strada (79.613 unidades)
  2. Fiat Argo (60.507 unidades)
  3. Hyundai HB20 (59.999 unidades)
  4. Fiat Mobi (54.949 unidades)
  5. Jeep Renegade (54.170 unidades)
  6. Fiat Toro (47.797 unidades)
  7. Jeep Compass (46.038 unidades)
  8. Chevrolet Onix (43.304 unidades)
  9. VW Gol (42.855 unidades)
  10. Hyundai Creta (42.582 unidades)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post HB20 leva vantagem devido falta de peças; entenda apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?