Não categorizado

Itália quer brecha para esportivos no banimento dos motores à combustão

Não é novidade que a Europa quer banir os motores à combustão em 2035. E muitos fabricantes já se preparam para isso, anunciando que até 2030 venderão apenas elétricos no Velho Continente. Mas os italianos, apaixonados por velocidade, querem negociar com a União Europeia uma brecha nessa legislação para os esportivos.

A iniciativa veio do próprio governo italiano. O ministro da transição ecológica, Roberto Cingolani, comentou em entrevista para a Bloomberg TV que esses carros precisam de tecnologias especiais para a transição.

VEJA TAMBÉM:

Os esportivos seriam os mais afetados

Carros como a Ferrari 812 Superfast e o Lamborghini Aventador possuem grandes motores V12 de aspiração natural e, consequentemente, uma alta emissão de poluentes. Cingolani, que é um ex-diretor da Ferrari, argumenta que o volume de vendas desses carros é baixo demais perante o resto do mercado automotivo europeu.

ferrari 812 gts azul escuro fretne
A Ferrari tem elétricos em seus planos, porém ainda existe demanda para os supercarros com motores V8 e V12 (Foto: Ferrari | Divulgação)

O presidente da Associação dos Fabricantes Automotivos, Oliver Zipse, concorda com a decisão dos italianos:

Para fabricantes muito pequenos, que quase não tem participação no quadro maior das emissões, existem bons argumentos para considerar essa exceção.

Essa tentativa de proteger os esportivos não significa que a Itália se opõe ao futuro sem motores à combustão proposto pela UE. O país vem investindo em um programa de gigafábricas para a produção de baterias em larga escala e na criação de novas tecnologias de baterias de alto desempenho.

Ferrari e Lamborghini, que contam com o apoio de grandes conglomerados do ramo automotivo, possuem carros elétricos em seus planos e já oferecem modelos híbridos. Fabricante menores como a Pagani e a Mazzanti seriam os mais afetados por essa obrigatoriedade dos elétricos. A União Europeia está considerado a exceção sugerida pelos italianos.

Conheça o supercarro híbrido da Ferrari que tenta conciliar as baixas emissões com o alto desempenho:

O post Itália quer brecha para esportivos no banimento dos motores à combustão apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?