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Land Rover Defender vai ganhar uma versão a hidrogênio em breve

Land Rover Defender

O Land Rover Defender possui uma longa tradição. Ele foi lançado em meados dos anos 1980 e se tornou um ícone dos aventureiros. Recentemente, uma reestilização o deixou mais moderno e forte. Depois das versões híbridas, chegou a vez da montadora britância investir em outra tecnologia para o modelo: uma versão movida a hidrogênio.

Land Rover Defender vai ganhar uma versão a hidrogênio em breve

Chamado de Defender FCV, o protótipo consiste em criar uma versão do veículo com emissões zero. Isso vai de encontro com os planos do grupo Jaguar Land Rover (JLR; duas empresas que tem como dona a Tata Motors) de se tornar uma marca neutra em emissão de CO2. Isso poderá acontecer até 2039.

Land Rover Defender
Foto: Divulgação/Jaguar Land Rover

Caso o veículo seja lançado, será mais um com “tecnologias verdes” do grupo. O próprio Defender possui um modelo híbrido. Dentre os 100% elétricos, destaque para o Jaguar I-Pace.

De acordo com a montadora, os testes terão início ainda em 2021. A construção deste conceito é uma das partes do “Projeto Zeus”. Ele tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento de tecnologias de células de combustíveis. A marca acredita que esse tipo de combustível traz algumas vantagens para veículo, entre elas:

  • Alta densidade energética
  • Recarga rápida
  • Perda de autonomia minima em baixas temperaturas

Leia mais: Jaguar I-Pace 2021 chega ao Brasil com novidades no carregamento

Foto: Divulgação/Jaguar Land Rover

Ou seja, antes de começar a ser produzido em série, os engenheiros farão bastante testes para entender como os motores a hidrogênio podem ser melhorados . O objetivo é oferecer uma perfomance ideal para os clientes, melhoras na autonomia e recarga, além de testar a capacidade off-road do veículo.

Para ajudar nos estudos, a Jaguar Land Rover tem parceria com outras empresas. A Delta Motorsport, a AVL e a Marelli Automotive System são algumas delas.

Funcionamento

Land Rover Defender
Foto: Divulgação/Land Rover

O sistema de alimentação criado pela JLR é composto, acima de tudo, por

  • dois tanques de alta pressão (localizados abaxo do veículo; eles irão armazenar o hidrogênio e alimentar com ele a célula);
  • uma bateria (durante as frenagens, ela entra em ação para recuperar a energia) ;
  • pilha de combustível.

Como podemos ver na imagem acima, essa última estará localizada perto da entrada de ar. Será ela que irá puxar o ar que seguirá direto para a célula. Chegando lá, ela vai se misturar com o hidrogênio passado pelos tanques.

Land Rover Defender
Foto: Divulgação/Jaguar Land Rover

Daqui um tempo, poderão existir cerca de 10.000 postos para abastecer os 10 milhões de veículos à hidrogênio que irão existir. Os dados são da International Energy Agency (iEA). Algumas marcas como a Honda (com o FCR) e a Toyota (com o Mirai) já encararam o desafio.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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