Não categorizado

Mitos e Verdades sobre o câmbio automático; descubra

câmbio automático

Mesmo com as facilidades do câmbio automático dos carros, algumas pessoas ainda preferem a transmissão manual. Dessa forma, acabaram surgindo alguns Mitos e Verdades sobre o câmbio automático, de acordo com a DPK – empresa especializada em distribuição automotiva. E são os especialistas da companhia que esclarecem os principais mitos e as verdade em relação á caixa automática.

mitos e verdades sobre o câmbio automático
Foto: Euro RS

Esclareça-se: mitos e verdades sobre o câmbio automático!

1 – Carros com câmbio automático gastam mais combustível

Para os especialistas da DKP, isto é o Mito! Neste caso, a ideia surgiu em razão da ineficiência de câmbios automáticos muito antigos, que não eram dotados de um sistema de gerenciamento eficiência. Assim, alguns só trocavam as marchas em altas rotações, aumentando o  consumo de combustível.

No entanto, atualmente, a tecnologia avançou. Dessa forma, os carros automáticos podem consumir o mesmo nível de combustível que os manuais, ou até menos.

Mito: carros automáticos atuais não consomem mais combustíveis. Foto: Youtube

2 – Trocas de marcha são mais rápidas

Verdade! O câmbio automático tem a característica de ser mas ágil na hora de trocar as marchas. Além disso, para a DPK, alguns câmbios tem dupla embreagem, assim, sendo ainda mais rápidos nesta troca.

Leia também: 10 carros automáticos até R$ 85 mil em 2021

3 – Custo mais elevado de manutenção

Verdade! Por um lado, o câmbio automático apresenta problemas com menos frequência do que o manual. Mas, por outro lado, quando é preciso manutenção, os custos para os câmbios automáticos costumam ser mais elevados para o consumidor.

Isso porque, segundo a DPK, o que controla o câmbio automático é um sistema eletrônico, assim, tudo acaba sendo  complexo. Por exemplo, reparos ou manutenção de câmbios automáticos requerem  equipamentos especiais. Obviamente, isso eleva o custo da manutenção.

câmbio automático
Foto: segurança no trânsito

4 – Maior vida útil

Verdade! O câmbio automático apresenta menos problemas em relação ao manual, então, sua vida útil é mais longa.

Por exemplo, no sistema convencional (manual), para trocar as marchas, precisamos nos atentar para a seleção da rotação mais adequada. E, no dia a dia, isto pode passar despercebido e acabar prejudicando a  caixa de câmbio manual.

Foto: depositphotos

5 – Aumenta os desgastes do freios

Mito! Mais um mito, conforme os especialistas da DPK. Isso porque quando o carro automático está parado, precisamos acionar o freio. No entanto, a força que o automóvel faz para frente é quase irrelevante, assim, não chega a influenciar nos freios de forma que o desgaste mais rápido.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Mitos e Verdades sobre o câmbio automático; descubra apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?