Não categorizado

Novo Duster será híbrido; modelo deve estrear em 2025

Novo Duster

O Renault Duster pode ser considerado um pioneiro. Lançado primeiramente pela romena Dacia, em 2010, ele foi um dos primeiros modelos da atual safra de SUVs compactos a ser lançado. E para a próxima geração, o modelo pode trazer diversas novidades. Entre elas, uma versão híbrida. A possibilidade de um novo Duster elétrico também não está descartada.

Quem diz isso é a revista especializada inglesa Autocar. De acordo com ela, a próxima geração deste modelo deve chegar em 2025. Ou seja, cerca de nove anos depois de apresentar o atual modelo. A expectativa é que este veículo faça parte da “Renaulution”. Conforme publicamos anteriormente, a marca francesa planeja apresentar 10 veículos elétricos até 2025.

Novo Duster
Dacia Duster (Foto: Divulgação/Dacia)

Novo Duster será híbrido e deve chegar em 2025

Mas não pense que ele perderá sua essência. A publicação conta que o novo Duster ainda cumprirá o papel de ser um bom carro off-road e com bom custo-benefício. Ou seja, um todo terreno acessível.  “Ele precisa atender aos clientes que procuram um carro simples que possa ser utilizado no fora-de-estrada”, contou Julien Ferry, chefe de produto da Dacia.

Outro detalhe importante destacado pela “Autocar” é a plataforma. Esta nova geração do modelo poderá usar a mesma plataforma usada em modelos conhecidos do grupo. Trata-se da CMF-B. Uma plataforma usada, por exemplo na atual geração do Dacia Sandero e do Dacia Logan.

Novo Dacia Sandero (Foto: Divulgação/Dacia)

Denis Le Vot, CEO da Dacia, disse no começo deste ano que a Dacia poderia usar mais esta plataforma. E isso acaba abrindo a possibilidade da chegada de uma versão híbrida do novo Duster. No caso, usaria um propulsor parecido com que é usado no Captur.

Uma versão elétrica também não pode ser descartada. Isso porque a plataforma CMF-B possui uma variante para carros com motor eletrificados. Estamos falando da CMF-BEV, que irá ser utilizada no futuro Renault 5 Electric. Este compacto poderá ser o substituo do Renault Zoe.

Novo Duster
Renault 5 Electric (Foto: Divulgação/Renault)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Mas não podemos deixar de lado a CMF-EV. Uma das vantagens desta estrutura é o fato dela ser compatível com a tração nas quatro rodas. Hoje, o Duster europeu oferece versões 4×4. E é um dos mais baratos do Velho Continente.

Sua chegada no Brasil deve acontecer ainda nesta época. Ainda mais porque a atual geração foi lançada no ano passado. Nos próximos anos, o veículo deve ganhar a mesma opção de motorização oferecida pelo Captur.

Visual inspirado no Dacia Bigster?

Novo Duster
Dacia Bigster (Foto: Divulgação/Dacia)

No começo deste ano, a Dacia apresentou um carro conceito chamado Bigster. Este SUV de porte médio tem 4,6 m de comprimento e tem espaço para levar até sete pessoas. Como você pode ver nas fotos, ele realmente possui um porte robusto e imponente. Outro destaque do modelo é o seu visual bastante chamativo.

Este veículo estará posicionado acima o novo Duster. A expectativa que seu design seja usado para dar origem ao novo SUV menor. O lançamento do Dacia Bigster está sendo esperado para o ano de 2025. Ou seja, o mesmo ano do provável surgimento do novo Duster.

(Com informações de Autocar e Guia do Carro)

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Novo Duster será híbrido; modelo deve estrear em 2025 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?