Não categorizado

Plano elétrico da Stellantis inclui até muscle cars Ddoge à bateria

Essa quinta-feira (8) foi o chamado “EV day” do grupo Stellantis: dia de apresentar as propostas para os futuro elétrico dos produtos. Algumas marcas dentro da empresa já possuem elétricos em sua linha, no evento foram anunciadas novidades sobre como pretendem expandir essa oferta.

Além de modelos novos movidos a eletricidade, o plano inclui nova tecnologia de baterias, fábricas para essas baterias, plataformas novas e estandardização das tecnologias entre as diferentes marcas. O investimento nesse futuro elétrico é de US$ 35 bilhões, cerca de R$ 184 bilhões na cotação atual.

VEJA TAMBÉM:

Stellantis investe em baterias de estado sólido

As baterias de íons de lítio utilizadas atualmente em carros elétricos possuem algumas limitações que são bastante sentidas no uso automotivo e sua origem não é tão limpa quanto pode parecer. A mineração de matérias primas geram impactos ambientais e sociais nos países onde são extraídas.

As novas baterias usam materiais com origem mais limpa que as de íons de lítio
Além de produzir o novo tipo de bateria, a Stellantis já planeja a reciclagem delas

Para 2024 a Stellantis irá introduzir uma nova bateria de alta densidade que não usa cobalto. Já em 2026 serão introduzidas baterias de estado sólido, que são mais compactas, têm carregamento mais rápido, ciclo de vida maior e possuem menor risco de incêndio.

Esses conjuntos de baterias novos serão padronizados, ganhando em escala de produção dentro de um conglomerado com tamanha diversidade de veículos. Além de produzir as baterias, a Stellantis tem planos de reciclagem dessas baterias. Isso diminui a demanda pelas matérias primas e os impactos do descarte.

Novos carros

O destaque do dia foi a apresentação da linha Ram, que pode render eletrificação para alguns projetos brasileiros. As outras marcas tiveram os seus novos slogans revelados, mas apenas a Dodge, a Opel e a Jeep tiveram novos modelos mostrados.

A Jeep revelou a nova geração do Grand Cherokee de cinco lugares partindo da versão híbrida 4xe. Conforme era esperado, o SUV é uma versão mais curta do Grand Cherokee L apresentado no início de 2021. Também foi confirmada uma versão híbrida do luxuoso Jeep Grand Wagoneer.

jeep grand cherokee 4xe 2022 estacionado carregador painel solar
O novo Jeep Grand Cherokee de cinco lugares foi apresentado em seu modelo híbrido

Muscle car elétrico

Já na Dodge, que é conhecida por seus “muscles” com motores V8 potentes e barulhentos, os motores elétricos serão aderidos para proporcionar ainda mais desempenho. Digo, “eMuscles”. É assim que a Dodge quer chamar seus próximos carros.

No teaser, a empresa justifica a escolha por veículos elétricos com o fato de seu motor Hemi estar no limite do que pode ser legalmente produzido em potência. O vídeo dá a entender também que o Dodge do futuro terá tração integral e uma versão modernizada do Fratzog, emblema usado pela Dodge entre 1962 e 1981.

opel manta e conceito
Assim como foi com o Mustang Mach-E, o nome de um cupê esportivo histórico volta na forma de um SUV elétrico

Por fim temos a Opel, que irá reviver o nome Manta em um SUV elétrico. O Opel Manta original era um cupê esportivo acessível da marca, que fez história nos campeonatos de rali. O novo SUV ainda não tem data prevista de lançamento, mas será o carro-chefe da linha elétrica da marca alemã.

As outras divisões da Stellantis

As outras divisões têm planos menos específicos. As marcas Chrysler e Lancia, que corriam risco de serem fechadas, fazem parte dos planos e ganham uma segunda chance. A divisão Abarth também foi incluída, prometendo versões esportivas do Fiat 500 elétrico e de novos modelos.

Entretanto, essa apresentação foi focada nos EUA e na Europa. O velho continente pretende banir motores a combustão dentro de 10 anos, e os EUA estão com vendas crescentes de carros elétricos. O Brasil fica incerto nesse plano: num futuro breve teremos o Fiat 500 elétrico e a versão híbrida de alguns modelos da Jeep sendo importados.

Fotos: Stellantis | Divulgação

O post Plano elétrico da Stellantis inclui até muscle cars Ddoge à bateria apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?