Não categorizado

Rodízio de pneus: entenda a importância

Muito se fala sobre o rodízio de pneus dos veículos. Mas, você sabe porque este procedimento é, realmente, tão importante?

E, mesmo que as montadoras recomendem o procedimento, muitos donos de autos não fazem com frequência. Assim, podem ocorrer desde desgastes em toda a estrutura que envolve os pneus até colocar em risco a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

Por exemplo, de acordo com a Goodyear, o rodízio de pneus deve ser providenciado a cada  5 mil quilômetros rodados. Enquanto isso, algumas marcas, como a Kia, Hyundai e Toyota recomendam o rodízio a cada 10 mil quilômetros.

Importância do rodízio de pneus

Independentemente da frequência recomendada para o seu veículo, o rodízio das rodas é, realmente, uma prática obrigatória para a manutenção do auto e para a segurança no trânsito.

De acordo com especialistas, como da TG Poli Acessórios, o ideal é que o rodízio se realize nos cinco pneus do carro, incluindo o estepe. Isso porque este revezamento permite que o conjunto de pneus tenha uma vida útil maior. Com isso, equilibra o desempenho do automóvel em relação à frenagem e à dirigibilidade – o que é fundamental para a segurança.

Além disso, os especialista da empresa comentam que é comum que motoristas adquiram, por exemplo, apenas 2 pneus novos – a fim de substituir os mais desgastados. No entanto, esta é uma prática perigosa, pois tende a causar  um desequilíbrio entre as rodas. Um problema para a segurança e para a boa manutenção do automóvel.

O rodízio de pneus completo é o que vai assegurar total segurança, além da manutenção ideal do veículo. Evita a sobrecarga em algumas das rodas e até mesmo que fiquemos com um estepe em más condições no carro.

 

Foto: Gde Fon

Como fazer o rodízio?

Não há segredos para o procedimento, já que o rodízio deverá ser feito segundo o modelo do carro, tipos de pneus e tração (dianteira, traseira ou integral). O mais indicado é procurar uma concessionária autorizada ou um mecânico de sua confiança – afinal, a troca deve ser realizada perfeitamente e os novos pneus, devem ser realmente novos…

Já a periodicidade depende dos fatores que citamos acima. Além disso, vale pesquisar com o fabricante do auto ou com um profissional de confiança.

O importante é não desconsiderar a importância do rodízio de pneus para o bom funcionamento do seu automóvel e manutenção. E o mais relevante, para a segurança do motorista, passageiros e pedestres.

Com informações de TG Poli Acessórios

O post Rodízio de pneus: entenda a importância apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?