Não categorizado

Toyota expande fábrica de Sorocaba e gera 850 empregos

Toyota

A Toyota anunciou na última quinta-feira (02/09) que irá expandir a sua fábrica localizada em Sorocaba-SP. A partir de janeiro do próximo ano, voltará a  contar com mais um turno. O local é responsável pela produção nacional do Yaris e do Corolla Cross. Sem falar do Etios, que é exportado para países da América Latina.

Esta planta foi inaugurada pela montadora em 2012. Com as mudanças, a marca espera aumentar sua produção dos carros feitos no local . De acordo com a própria Toyota, a demanda pelos produtos feitos por lá tem aumentado. Isso está acontecendo tanto no Brasil quanto no resto da América Latina. Sem falar da estratégia de crescimento sustentável da marca.

Toyota
Foto: Divulgação/Toyota

Toyota expande fábrica de Sorocaba e gera 850 empregos

Algumas mudanças ocorrerão na fábrica, que irá operar 24 horas no local. De acordo com a montadora japonesa, o volume de veículos produzidos anualmente lá irá crescer em 25%. Isso significa que o número de unidades feitas por lá aumentará. Este número é de 122 mil atualmente. A expectativa é que este valor suba para 152 mil carros por ano.

A abertura deste novo turno também representará o surgimento de novas oportunidades de emprego. Neste caso em específico da fábrica de Sorocaba-SP, serão 450 vagas. O início do processo de seleção começará neste mês. Mas não ainda não tem uma data específica para começar.

Toyota
Foto: Divulgação/Toyota

Os outras 50 vagas são de postos de trabalhos distribuídos nas outras fábricas. Vale lembrar que a marca está instalada também nas cidades de São Bernardo do Campo-SP, Porto-Feliz-SP e de Indaiatuba-SP. E tem mais. A cadeia de fornecedores pode gerar a contratação de 350 colaboradores. Ou seja, 850 vagas ao todo.

“Trabalhamos duro para criar esse momento importante da história da Toyota no Brasil. Ele está sendo possível graças à excelente integração que fizemos com todos os públicos envolvidos nessa iniciativa – colaboradores, sindicato, fornecedores, concessionários e governo.

Além disso, tenho certeza de que esses 850 empregos diretos e indiretos que serão gerados impactarão positivamente a sociedade brasileira nesse período tão delicado que todos vivemos”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em comunicado.

Toyota
Foto: Divulgação/Toyota

Este aumento também consolida a fábrica como a maior produtora de carros elétricos da América Latina.

A construção da fábrica foi fruto de um investimento de US$ 600 milhões. Depois ela passou por outros dois ciclos de investimento. Um de R$ 1 bilhão, para aumentar a produção anual de 74 mil veículos para 108 mil unidades por ano. Já a segunda (de 1 bilhão, em 2019) serviu para modernizar as instalações para a chegada do Corolla Cross, que é comercializado em 22 países da região.

Falta de semicondutores e 3º lugar no ranking de marcas

Foto: Divulgação/Toyota

A crise do semicondutores afetou diversas marcas que possuem fábricas em terras brasileiras. A Toyota foi uma delas. Ela suspendeu a produção em duas unidades (Porto Feliz-SP e Sorocaba-SP) entre os dias 18 e 27 de agosto. Férias coletivas foram concedidas aos colaboradores. Mas os efeitos não foram tão grandes.

Já seu desempenho no mercado de carros 0km também merece ser destacado. No mês de agosto, ele foi a terceira montadora que mais emplacou veículos. Quem diz isso é a Fenabrave. De acordo com ele, a Toyota vende 17.426 veículos no último mês.

Sendo que dois de seus veículos terminaram entre os automóveis de passeio mais vendidos. Estamos falando do Corolla Cross (4.789 unidades comercializadas) e o Corolla (4.354 unidades). Já a Hilux segue entre as três picapes médias mais vendidas.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Toyota expande fábrica de Sorocaba e gera 850 empregos apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?