Não categorizado

Toyota Mirai bate recorde ao rodar 1.360 km sem “reabastecer”

O Toyota Mirai acaba de entrar para o Guinness Book, que registra recordes mundiais, ao rodar nada menos que 1.360 km sem reabastecer. Vale lembrar que o modelo não utiliza motor a combustão, e sim propulsão elétrica: só que, em vez de baterias, a eletricidade é gerada por uma reação química à base de gás de hidrogênio.

VEJA TAMBÉM:

A quebra do recorde ocorreu no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, sendo que o Toyota Mirai precisou de dois dias para concluir o percurso. O veículo partiu da localidade de Gardena e percorreu 761 quilômetros até San Isidro pela Pacific Coast Highway, passando pelas cidades turísticas de Santa Monica e Malibu.

No segundo dia, o veículo retornou para Gardena, mas seguiu outra roda: o itinerário de 598 quilômetros cruzou toda rodovia que liga San Diego a Los Angeles. Ao final da jornada, técnicos do Guinness atestaram que o Toyota Mirai não foi reabastecido e confirmaram a quebra do recorde.

Novo recorde do Toyota Mirai

Durante a quebra do recorde, o Toyota Mirai consumiu 5,65 quilos de hidrogênio e não emitiu qualquer tipo de gás poluente: apenas vapor d’água saiu pelo escapamento. De acordo com a Toyota, um carro com motor a combustão teria expelido aproximadamente 301 quilos de CO2 na atmosfera ao percorrer o mesmo trajeto.

O novo recorde mundial do Toyota Mirai foi estabelecido entre os últimos dias 23 e 24 de agosto. Porém, não foi a primeira vez que o modelo percorreu grandes distâncias sem reabastecer: em maio de 2021, ele já havia concluído um percurso de 1.003 quilômetros na França.

Carros a hidrogênio

Em vez de recargas em tomadas, veículos com tecnologia semelhante à do Toyota Mirai precisam de hidrogênio pressurizado. Trata-se de um procedimento parecido com o reabastecimento dos veículos à combustão: a diferença é que o hidrogênio tem manuseio bem mais complicado que o dos combustíveis líquidos.

Outra dificuldade é a escassez de pontos de recarga, mesmo nos países desenvolvidos. Por isso, é essencial que os veículos movidos a hidrogênio ofereçam grande autonomia enquanto a infraestrutura de recarga não for completamente instalada.

Carro movido a hidrogênio é alternativa possível e sustentável: Boris Feldman explica!

O post Toyota Mirai bate recorde ao rodar 1.360 km sem “reabastecer” apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?