Não categorizado

Veja o quanto que um carro fica mais rápido apenas com redução de peso

Uma frase famosa de Colin Chapman, fundador da Lotus, é “simplifique e adicione leveza.” O projetista britânico defendia que o peso baixo era mais importante que um motor potente nas pistas. O pessoal do canal Car Throttle decidiu aplicar a redução de peso em uma perua Volvo.

Essa Volvo V70 foi comprada pelo canal em fevereiro por apenas £1 (R$ 7,26) e conta com um motor 2.4 turbodiesel de 185 cv. O cambio é manual de cinco marchas e a tração é apenas na dianteira. A perua já viu dias melhores, mas foi vendida com tudo funcionando — com exceção dos limpadores de para-brisa.

VEJA TAMBÉM:

A metodologia desse teste

Uma perua Volvo com motor diesel está longe de ser uma referência de desempenho, mas foi a cobaia do canal para descobrir o ganho em desempenho com a redução de peso. O teste foi conduzido em uma pista e foram cronometradas voltas com o carro original e depenado.

O apresentador aumentou o desafio da Volvo levando outro carro para a pista para usar como referência, uma Škoda Octavia vRS. Essa perua tcheca vem com motor 2.0 TDI de 200 cv e 40,7 kgfm. O cambio é o DSG de sete velocidades e a tração é integral.

reducao de peso volvo v70 8
Antes do teste a perua pesava 1.630 kg

A melhor volta da Škoda Octavia na pista foi de 39,63 segundos sem o controle de largada e 39,17 segundos com o controle de largada. Esses são os tempos que a V70 teria que bater. Antes de começar o alivio de peso foram realizadas voltas rápidas com a Volvo original, obtendo o tempo de 42,84 segundos na melhor.

Foram removidas as portas, o banco traseiro, o console central, o capô, a tampa do bagageiro, os para-lamas, para-choques, faróis, estepe, macaco, escapamento… Mais fácil falar o que sobrou: os dois bancos dianteiros, o forro de teto, o volante, o para-brisa e o rack de teto.

O resultado da redução de peso

No total foram removidos 369 kg do carro, fazendo a perua sueca ir de 1.630 kg para 1.261. Peso similar ao de um Volkswagen T-Cross. Na primeira volta o piloto já sentiu a V70 mais rápida e ágil na pista. Nas imagens podemos ver o carro inclinando menos nas curvas após o regime.

O melhor tempo de volta da Volvo V70 após perder quase 400 kg de peso foi de 39,42 segundos, 3,42 segundos mais rápido que antes das alterações. A perua Volvo também foi mais rápida que a Škoda Octavia vRS na volta sem o controle de largada.

Quase 400 kg foram retirados da Volvo V70
Sobrando apenas o básico para levar o piloto e o co-piloto

O canal também realizou algumas provas de arrancada. Em estado original a V70 não foi páreo para a Octavia, mas depois da redução de peso bateu a rival nesse teste. Até realizarem o teste com o controle de largada.

A conclusão foi: é possível deixar o carro mais rápido apenas reduzindo o peso e gastando nenhum centavo, provando que Colin Chapman estava certo. Mas não espere poder usar o carro para ir ao trabalho no dia seguinte.

Fotos: YouTube | Reprodução

O peso extra no carro também aumenta o consumo, o Boris explica:

O post Veja o quanto que um carro fica mais rápido apenas com redução de peso apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?