Não categorizado

Viaturas brasileiras são testadas para possível padronização

As viaturas de polícia no Brasil são carros comuns adquiridos baseados em exigências licitações ou simplesmente locados pelos batalhões de empresas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deseja mudar isso adotando critérios técnicos para a escolha dos carros.

VEJA TAMBÉM:

Na última quinta-feira (22) o MJSP realizou uma série de testem em modelos comumente utilizados pela polícia no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. O procedimento é similar ao utilizado por departamentos de polícia nos EUA, onde testes de desempenho e de resistência são feitos anualmente com os carros oferecidos como viatura.

Os testes de frenagem…(Foto: MJSP | Divulgação)
… e de estabilidade servirão como referência para compras no futuro (Foto: MJSP | Divulgação)

Os testes realizados

Os testes feitos foram de aceleração, frenagem, slalom, transposição de obstáculos, simulação de situações urbanas e rodoviárias dentre outros. As viaturas foram pilotadas por profissionais especializados em direção de veículos das polícias federal, rodoviária federal, militar e corpo de bombeiros militar.

Participaram os seguintes carros: Mitsubishi L200, Ford Ranger, Chevrolet Trailblazer, Toyota Corolla, Renault Duster, Fiat Argo e uma perua Volvo V90 Cross Country que não é vendida no Brasil. A V90 foi fornecida pela polícia militar do Distrito Federal.

A Volvo V90 Cross Country cedida pelo fabricante é uma versão específica para o uso policial (Foto: PRF Goiás | Divulgação)
Toyota Corolla e Fiat Argo também foram testados (Foto: PMDF | Divulgação)

Uma perua Volvo de polícia no Brasil?

Essa perua Volvo é o único carro do teste que é uma versão que vem de fábrica pensado para esse uso. Ela é usada por diversas forças policiais na Europa e conta com parte elétrica reforçada para receber os equipamentos e computadores da polícia, suspensão acertada para levar o peso extra e ter boa dirigibilidade e pode ser personalizada ao gosto do cliente.

A PMDF explicou em uma nota oficial em abril que essa Volvo V90 foi cedida pelo fabricante em comodato para testes, o veículo não foi adquirido com dinheiro público. Com a realização desses testes técnicos o MJSP pretende criar uma padronização das viaturas no Brasil e tornar os critérios de escolha mais técnicos.

O post Viaturas brasileiras são testadas para possível padronização apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?