Não categorizado

[Vídeo] É de graça, mas nem assim os desleixados calibram os pneus

Tem motorista que é tão desleixado, tão descuidado com a manutenção do seu automóvel, que ignora um dos itens na maior importância: não  custa um centavo para ele, nem o obriga a desviar  do seu caminho habitual. Mas nem assim ele se lembra, ou resolve não perder tempo, dois, três minutos. Eu estou me referindo à calibragem do pneu.

Assista ao vídeo!

Porque, primeiro: é de graça, em 99% dos postos. Segundo: o motorista já está lá no posto abastecendo; o que custa parar logo ali na frente no calibrador e acertar a pressão dos pneus?

VEJA TAMBÉM:

Pois é inacreditável quando o pessoal faz essas pesquisas no  meio da rua e vão fazer essa verificação de pressão dos pneus, eu já vi em estacionamento de shopping. Vai alguém “chuchando” ali o calibrador para ver a pressão do pneu. Olha, mais da metade dos automóveis está com, pelo menos, 15% a 20% da pressão abaixo da recomendada.

Ah, isso não é problema? É problema, sim. Primeiro: se o pneu está rodando murcho, abaixo da pressão correta, vai estar aumentando o desgaste dele mesmo. Segundo: o pneu murcho aumenta o atrito entre a roda, entre ele e o asfalto, o que vai exigir mais energia do motor, e mais energia significa consumo.

Então, pelo menos esses problemas – o próprio pneu que se desgasta, e o consumo do motor que aumenta – já vão influir no bolso, por uma manutenção que é simples de ser feita.

Pneu: nem cheio, nem vazio

Mas já tem outros que calibram acima da pressão, porque alguém disse: “olha calibra com três quatro libras acima porque reduz o consumo de combustível”. É verdade? É! Mas acontece que aumenta o consumo, o desgaste do próprio pneu. E aí, como é que ficamos?

Além do mais, quando você aumenta muito a pressão, calibra demais o pneu, o carro fica duro, desconfortável, e você ainda prejudica os elementos, os componentes da suspensão: eles vão sofrer com essa pressão em excesso.

E é fácil você verificar como é que anda o desgaste em função de calibragem para lá ou para cá, para cima ou para baixo. Quando o pneu está meio murcho, o desgaste é  principalmente nas laterais da banda de rodagem. É  só bater o olho que você vê: está rodando murcho.

Se a calibragem está em excesso, muita pressão, o  excesso do desgaste vai ser no centro bem no meio  da banda de rodagem; as beiradas não gastam, gasta ali no meio.

Então, calibrar pneu é barato, é prático e é importantíssimo na manutenção.  Não vou nem falar em espaço de frenagem,  que vai ser alterado se o pneu estiver fora.  Não vou falar em uma instabilidade nas curvas, que você vai perder também. Mas até para o seu próprio bolso: aumenta o consumo de combustível  e reduz a vida útil do pneu. Então, vai se lembrar de acertar  a pressão dos seus pneus? Acho bom, hein?

O post [Vídeo] É de graça, mas nem assim os desleixados calibram os pneus apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?