Não categorizado

[Vídeo] Verificar o nível do óleo no posto? Não recomendo!

Por que é que não se recomenda verificar o nível do óleo do motor no posto? É tão prático, não? Você para o carro, o frentista, todo solicito, deixa lá abastecendo no automático; enquanto isso, ele levanta o capô da máquina e sai verificando os níveis todos. Inclusive, puxa a vareta do nível do óleo do  motor. Mas por que que não se recomenda? Assista ao vídeo!

Os outros fluidos, nenhum problema de serem verificados no posto. Já o nível do óleo, se você quiser falar: “mas isso é um  preciosismo, é um excesso de zelo”, tudo bem. Mas não há nenhuma dificuldade em você mesmo verificar esse nível em casa, de manhã, num lugar plano.

VEJA TAMBÉM:

E esse já é o primeiro problema: nem todos os postos estão em lugar plano, muitos estão, ligeiramente, em um aclive, não? E se o carro tomba um pouco, o óleo escorre dentro do cárter, e a marcação pode não estar correta: pode  estar para mais ou pode estar para menos.

Nível do óleo com motor frio

Em segundo lugar: quando você para no posto, desliga o motor motor, ele evidentemente está quente, está aquecido, está na temperatura de funcionamento. Então, uma boa parte do óleo ainda está escorrendo para o  cárter, ainda vai aumentar um pouquinho o volume.

Até porque, com o motor aquecido, a viscosidade, a densidade do óleo está maior. Óleo multiviscososo é assim: quando está frio, ele é mais fluido; quando está quente, ele é mais denso. Então, dá muita diferença. De manhã, em casa, com o motor frio, ficou parado a noite inteira, você, com certeza, vai aferir o óleo da maneira  correta.

Terceiro e último problema: como é que você limpa a vareta? Quando você  puxa a vareta e vai limpar, para voltar a mergulhar e puxá-la de volta, você  só pode limpar com um papel liso.

Qualquer papel: de jornal, esse papel toalha, mas jamais com uma  estopa ou qualquer tipo de tecido que solte fiapos. Porque os fiapinhos vão se juntando aqui, e vão se acumulando e, de repente,  olha eles aí, ajudando a entupir o filtro.

Então, carro de manhã, motor frio, num local plano, puxamos a vareta, limpamos com um papel que não  solte fiapos, voltamos a vareta  e mergulhamos até o fundo – esteja certo que  ela foi até embaixo -, puxe de novo e, aí sim, nós vamos verificar se o óleo está entre o mínimo e o máximo: esse é o local correto do nível do óleo.

Se o nível estiver muito para baixo, abaixo do mínimo, você pode completar. Não sendo assim, se estiver um pouco  abaixo do valor da posição média, não complete, porque você vai acabar colocando óleo em excesso.

O post [Vídeo] Verificar o nível do óleo no posto? Não recomendo! apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?