Não categorizado

Volkswagen irá abandonar o cambio manual até 2030

Os novos câmbios automáticos e os câmbios automatizados de dupla embreagem conquistaram seu espaço no mundo dos esportivos graças às trocas de marcha rápidas e a diminuição das perdas mecânicas quando comparados aos câmbios automáticos mais antigos. Porém nem todo entusiasta quer saber de décimos de segundo e prefere a experiência sensorial de um bom cambio manual.

Fora do Brasil a Volkswagen ainda mantem o cambio manual para o Golf GTI, Golf R, Polo GTI e diversos modelos civilizados de sua linha. Mas a revista alemã Auto Motor und Sport apurou que o fabricante alemão deverá abandonar esse tipo de caixa até 2030. Segundo a revista, essa decisão foi feita para economizar dinheiro no desenvolvimento dos carros.

volkswagen golf gti 5 door interior painel cambio manual e bancos de tecido
O cambio manual ainda é uma opção apreciada por compradores do Golf GTI na Europa e EUA

VEJA TAMBÉM:

O processo de abandono do cambio manual já começou

A revista já adianta que a nova geração do Tiguan, que estreia em 2023, chegará às lojas europeias sem o cambio manual. A nova geração do Passat, que estreará em seguida, também chega apenas com dois pedais. O fim marcado para 2030 bate com a data estipulada para a linha europeia da VW ser 100% elétrica, que está prevista para 2030 com uma margem para até 2033.

O mercado europeu ainda possui uma boa receptividade para carros com cambio manual, mas a aceitação pelo cambio automático está aumentando. Em mercados de grande volume como s EUA e a China a preferência é pelos carros automáticos. Não sabemos se a filial brasileira estará nesse meio, já que apesar da boa aceitação do cambio automático, não temos previsão para obrigatoriedade de elétricos.

A geração atual do Passar será a última com três pedais
Ainda existe procura por peruas com cambio manual na Europa

A Volkswagen está seguindo a Mercedes-Benz, que anunciou em 2020 o fim do pedal de embreagem na marca em médio prazo. O motivo, mais uma vez, foi a redução nos custos de desenvolvimentos de novos veículos e a chegada iminente de uma gama completamente elétrica.

Fotos: Volkswagen | Divulgação

Apesar dos EUA ser o único país a receber o Golf GTI de oitava geração com cambio manual, não são todos os motoristas de lá que sabem utilizar esse cambio:

O post Volkswagen irá abandonar o cambio manual até 2030 apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?