Não categorizado

VW lançará seis carros híbridos flex no Brasil até 2026

carros híbridos

Os planos de eletrificação de diversas marcas automotivas não é segredo para ninguém. Hoje, cada vez mais se fala em frota eletrificada e em carros híbridos ou elétricos. No entanto, o Brasil possui fontes de energia limpa que também podem ser aproveitadas, como é o caso do etanol.

E assim como a Toyota fez com modelos como o Corolla e o Corolla Cross, a Volkswagen quer lançar modelos híbridos flex no mercado brasileiro. Saiba mais!

carros híbridos
Carro elétrico (Foto: Pixabay)

O plano da Volkswagen para modelos de carros híbridos flex

A Marca alemã voltou seus olhos para o mercado de carros híbridos e elétricos. Dessa forma, a Volkswagen pretende lançar no mercado brasileiro cerca de seis modelos híbridos flex (com motor movido a etanol e outro elétrico) nos próximos cinco anos.

A informação foi confirmada pelo presidente da marca nos países da América Latina, Pablo Di Si, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.

“Nos próximos cinco anos, vamos lançar seis veículos híbridos flex no Brasil. […] A parte fácil é lançar o carro. O difícil é construir todo o ecossistema para o abastecimento. Até pouco tempo atrás, não havia sequer regulação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevendo a mobilidade elétrica”, informou o presidente à Folha.

A ideia da Volkswagen se deu através de análise do mercado brasileiro e dos demais países da América Latina. Di Si informou que o mercado atual não possui estrutura para carros 100% elétricos. Dessa forma, a montadora pretende usar postos existentes que praticam a venda do etanol, bem como possuem estrutura para recargas elétricas.

Acredita-se que modelos da frota já conhecida da Marca ganharão versões híbridas e elétricas.

carros híbridos
VW Nivus (Foto: Divulgação)

A ideia não é nova

O plano da Volkswagen pode parecer novo, mas não é. Uma das marcas pioneiras em carros híbridos, ou seja, na junção de motores elétricos e etanol é a Toyota. A marca apresentou ao mercado o Prius híbrido flex como protótipo e hoje possui modelos consagrados como o Corolla com a mesma tecnologia e o seu mais novo lançamento, o Corolla Cross. Até então, os modelos considerados híbridos eram movidos a gasolina.

Sobre o último modelo, o Corolla Cross híbrido flex combina um motor 1.8L VVT-i 16V flex, com 101 cv de potência quando abastecido com etanol, e 98 cv quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm. Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.

carros híbridos
Toyota Corolla Cross Hybrid (Foto: Divulgação)

Veja também: Toyota Corolla Cross XRX Hybrid vale a compra? Conheça o SUV híbrido

O mercado atual

A frota de elétricos vem ganhando força nos últimos anos, no entanto, ainda é um mercado pouco desenvolvido. Segundo estudos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, em 2035, 62% da frota brasileira pode ser de elétricos.

No entanto, para isso, entidades do poder público e privado devem se ajustar e criar e desenvolver projetos de incentivo para o aumento da frota elétrica.

Hoje os modelos eletrificados respondem por 2% do mix de vendas de veículos leves, seguindo a lógica de crescimento atual, em 2030 eles representarão de 12% a 22%, dependendo dos cenários previstos no estudo, onde há três opções segundo a entidade, o percentual de elétricos pode ser de 32% a 62% em 2035.

carros híbridos
Toyota Corolla Cross Hybrid (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post VW lançará seis carros híbridos flex no Brasil até 2026 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?