Não categorizado

VW Nivus 2022 perde a central multimídia de série

A Volkswagen continua em sua empreitada de remover a central multimídia de seus carros para não ter que parar a produção devido a crise dos semicondutores. Depois de Gol, Voyage e Fox perderem o equipamento, é a vez do SUV Nivus no modelo de entrada Comfortline.

A bola foi levantada pelos nossos colegas da revista Quatro Rodas. O Volkswagen Nivus entrou na linha 2022 e ganhou a opção de cor Azul Biscay, do Polo e Virtus GTS. A central deixou de ser item de série e foi parar em um pacote chamado Pacote Play & Tech, por R$ 4.580.

vw nivus comfortline 2022 interior sem central multimidia
O tampão no painel é algo que estava ficando raro até em populares de entrada (Foto: Volkswagen | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Na linha 2022 o Nivus de entrada parte de R$ 104.060. Itens relacionados com o sistema de som como os seis alto-falantes e a antena continuam de série. O painel digital do modelo Comfortline deixou de ser o com tela de 10 polegadas e adotou a tela de 8 polegadas do Taos de entrada.

Tampão no painel no lugar da central é comum no Japão

Esses cortes no Volkswagen Nivus nos lembrou de uma peculiaridade do mercado automotivo japonês. Até hoje é comum carros serem vendidos sem rádio ou central multimídia de fábrica, mesmo em versões topo de linha.

A nova geração do Honda Fit estreou no Japão dando desta à tecnologia, mas pode vir sem a central multimídia. O interior da foto é do modelo topo de linha Luxe (Foto: Honda | Divulgação)
No Subaru Levorg uma grande tela vertical ocupa todo o painel, mas se o consumidor quiser instalar o próprio sistema de som existe essa alternativa (Foto: Subaru | Divulgação)

O motivo não é corte de custos ou a falta de matéria prima. O mercado de acessórios é bastante forte no Japão e muitos consumidores preferem instalar um sistema de som ou central multimídia de seu agrado. Outro hábito comum é o de reaproveitar um som comprado anteriormente quando trocar de carro.

Um caso curioso é o da perua Subaru Levorg, que vem de fábrica com uma grande tela vertical no painel englobando a central multimídia e os comandos do ar-condicionado. Caso o consumidor prefira instalar o próprio sistema de som, a Subaru vende o carro com uma tela menor comandando o ar-condicionado e um espaço para o rádio de preferência do cliente.

O post VW Nivus 2022 perde a central multimídia de série apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?