Não categorizado

13° salário pode ser usado para pagar IPVA, multas e taxas do seu veículo

13° salário

O fim de ano está chegando e nesta época muitas pessoas recebem o 13° salário. Com ele, muitas pessoas fazem compras para as festividades, aproveitam para viajar e pagam contas. Mas você também pode aproveitar para pagar contas relacionadas ao seu veículo. Dentre elas, podemos destacar o IPVA e licenciamento. Estas normalmente são cobrads no começo do ano. Sem falar que o motorista também pode pagar multas.

Foto: Pixabay.com

13° salário pode ser usado para pagar IPVA, multas e taxas do seu veículo

Esta gratificação é garantida pela Lei nº 4.090 desde o ano de 1962. O 13° salário é normalmente paga no último mês do ano para aqueles trabalhadores que possuem carteira assinada. E com este dinheiro, é possível fazer muitas coisas. Ainda mais neste momento em que estamos no preparando para as festas de Natal e de Ano Novo. Mas você também pode usar para pagar contas relacionadas ao seu veículo.

13° salário
Foto: Pixabay.com

Uma delas é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esta é uma das principais taxas cobradas todo o início de ano. Sem falar que seu pagamento é obrigatório. Ainda mais porque o licenciamento do veículo depende justamente do pagamento do IPVA. Quem define o valor a ser pago é a Secretária da Fazenda dos estados. Ela também define a alíquota estadual.

E este é um fator que pode ser decisivo para saber quanto será cobrado. Isso porque para fazer a conta, é usado esta alíquota e o preço de mercado de veículo (Tabela FIPE). E esta porcentagem muda de acordo com o estado. Já o valor de mercado de veículo é aquele registrado pela empresa em setembro do ano anterior. E é bem fácil fazer esta conta: você precisa multiplicar o valor de mercado pela alíquota. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

13° salário
Foto: Pixabay.com

Depois é só pegar o resultado e dividir por 100. Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, o valor do IPVA 2022 pode ser maior por conta do aumento do preço de mercado. Mas vale lembrar que alguns estados possuem regras que isentam certos veículos de pagarem a taxa. A forma de pagamento também é definida por cada Sefaz. Em alguns casos, você garantir descontos (como pagar à vista).

Licenciamento

13° salário
Foto: Pixabay.com

Você também pode usar o 13º salário para realizar o pagamento do licenciamento. Ele segue a mesma linha do IPVA, visto que seu pagamento também é obrigatório. Para você ter uma ideia, ele serve como uma autorização para andar pelas ruas do Brasil. Ou seja, mostra que o carro está de acordo com todas as normas. O valor desta taxa de licenciamento também depende do estado que o motorista mora.

Em São Paulo, por exemplo, ela custa R$ 98,91. O não pagamento desta taxa pode acarretar em uma multa de R$ 293,47 e levará sete pontos na CNH, visto que esta é considerada uma infração gravíssima. Lembrando que caso o motorista for parado em um blitz pela primeira vez e o carro não estiver licenciado, ele não será mais apreendido.

Mas terá que regularizar a documentação em um prazo de 15 dias. Esta é uma das mudanças realizadas após a Lei ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Você pode conferir uma reportagem feita pelo Garagem360 sobre este assunto clicando aqui.

Usar o 13º salário Multas

13° salário
Foto: Pixabay.com

Por fim, você também pode usar o dinheiro do 13º salário para pagar multas de trânsito. Isso pode ser uma boa ideia, visto que você pode deixar evitar problemas futuros. O não pagamento de multas pode fazer com que você tenha que pagar um valor maior no futuro. Além disso,  você não poderá fazer o licenciamento e nem fazer a transferência do mesmo.

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post 13° salário pode ser usado para pagar IPVA, multas e taxas do seu veículo apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?