Não categorizado

50 anos da Honda no Brasil; conheça essa história

50 anos Honda Brasil

Neste ano, a Honda completa 50 anos em solo brasileiro. A seguir, você confere a linha do tempo da marca no Brasil,  além de ter acesso ao vídeo comemorativo! Fique por aqui!

Foto: Honda Motors

50 anos da Honda Motos no Brasil

 Linha do tempo*

1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus (AM) e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou uma administradora de consórcio referência no mercado, com aproximadamente 1,5 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

1987 – Início das atividades da Seguros Honda, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda. O primeiro modelo que desembarcou por aqui foi o Honda Accord.

Fábrica em SP. Foto: Honda.

Leia também: Honda lança Accord Híbrido, primeiro modelo com tecnologia e:HEV no Brasil

50 anos de História

1997 – É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 – A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP).

2000 – Fundação do Banco Honda.

2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

2008 – Inauguração do PowerTrain de automóveis, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes dos motores.

50 anos Honda Brasil
WR-V. Foto: Honda

Honda Motors Brasil

2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS).  O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

2014 – Em Sumaré, é inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda.

motos mais vendidas
Honda CG é a líder de vendas absoluta no Brsil. (Foto: Divulgação/Honda)

Veja também: Honda CG completa 45 anos e segue liderando mercado no Brasil

2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

2019 – Inauguração da nova fábrica de automóveis da Honda em Itirapina-SP

2020 – Honda alcança o marco de 25 milhões de motocicletas e 2 milhões de automóveis produzidos em solo nacional

*Linha do tempo concedida pela Honda Motors

Vídeo comemorativo

Confira a homenagem dos 50 anos da Honda no País:

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post 50 anos da Honda no Brasil; conheça essa história apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?