Não categorizado

Alta dos combustíveis: mais dicas para reduzir o consumo

O ano de 2021 vem sendo marcado pela alta dos combustíveis. Assim, sempre estamos procurando formas e dicas para reduzir o consumo. Por exemplo, a gasolina está acima de R$ 6 por litro. Assim, o Garagem360 foi pesquisar novas formas para reduzir o consumo frente aos preços altos dos combustíveis!

Alta dos combustíveis: mais dicas para reduzir o consumo
Foto: Pexels

Dicas para reduzir o consumo frente à alta dos combustíveis

De acordo com o consultor de assistência técnica da NGK Brasil, Hiromori Mori, o veículo precisa estar em condições ideais para reduzir o consumo de combustível. Dessa forma, a revisão periódica é fundamental na questão da alta dos combustíveis e formas de reduzir o consumo.

“Veículos em mau estado de conservação, com falhas de funcionamento e dificuldade na partida, geralmente apresentam problemas em relação ao consumo de combustível. Um carro com a manutenção em dia assegura a correta queima do combustível, o que reduz o consumo”, explica Mori.

Além disso, com a evolução tecnológica automotiva, os carros estão cada vez mais complexos. No entanto, hábitos simples continuam fazendo a diferença e ajudando na redução do consumo, por exemplo:

 

  • Calibrar os pneus
  • Fazer o alinhamento regularmente
  • Verificar se o painel ou a multimídia do veículo possui alguma luz acesa

“Isso porque veículos modernos possuem recursos de interatividade não só na parte de entretenimento como na manutenção, checar periodicamente velas, bobinas, cabos de ignição. Bem como os itens de manutenção do motor, como óleo e filtros”, indica o consultor.

Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Foto: Proteste

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Medir o consumo médio

Também, medir o consumo médio do veículo na cidade e na rodovia é importante para identificar quando o carro apresenta aumento de consumo. Por exemplo, o trânsito e o tipo de percurso podem afetar o consumo e o veículo pode consumir mais combustível, de acordo com o especialista.

Além disso, é importante observar se o motor tem facilidade para partida. E, caso o motor venha a apresentar marcha lenta irregular ou falhas nas acelerações, o indicado contatar um profissional.

evitar acelerações e frenagens muito fortes porque nesses casos há desperdício de energia
Acelerações e frenagens muito fortes desperdiçam combustíveis. Imagem Ilustrativa

Forma de dirigir

Hiromori Mori também ressalta que a  forma de dirigir influencia no consumo de combustível. Além de manter a revisão do carro em dia, devemos evitar carregar peso desnecessário. Também, evitar acelerações e frenagens muito fortes – porque nesses casos há desperdício de energia.

A energia para acelerar vem do combustível. Quando freamos, dissipamos a energia sem utilizá-la para locomoção. É recomendável manter uma velocidade compatível com as vias e conforme as normas de trânsito”, aconselha Mori.

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Agora editora do site Garagem360!

O post Alta dos combustíveis: mais dicas para reduzir o consumo apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?