Não categorizado

Após 90 anos na liderança, GM é batida pela Toyota

A Toyota foi a fabricante que mais vendeu carros nos EUA em 2021. O feito se torna mais importante porque a liderança estava com a GM há 90 anos: desde 1931, mais precisamente, o conglomerado que reúne marcas como Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac permanecia na ponta do mercado.

VEJA TAMBÉM:

Em 2021, a Toyota vendeu 2,3 milhões de veículos nos EUA, ultrapassando a GM por uma margem de aproximadamente 114 mil unidades. Enquanto a marca japonesa conseguiu crescer cerca de 10,4% ao longo do ano passado, a rival estadunidense sofreu uma queda de 12,9% em relação a 2020.

Na gama da Toyota, o queridinho dos consumidores dos EUA é o RAV4. A marca japonesa vendeu nada menos que 430.387 unidades do modelo no ano passado, confirmando a tendência de alta no segmento de SUVs: tradicionalmente, o produto mais vendido da fabricante por lá era o sedan Camry.

GM sofre com crise de semicondutores

De acordo com a agência Automotive News, a perda da liderança da GM não se deve unicamente à preferência dos consumidores. Nos Estados Unidos, o conglomerado também tem sofrido com a falta de semicondutores, chips eletrônicos presentes em diversos componentes dos veículos.

Um dos produtos mais atingidos pela crise dos semicondutores é a picape Silverado, que disputa a liderança do mercado estadunidense há décadas. Devido a problemas de produção, as vendas do modelo sofreram um encolhimento de 10,8% no mercado: isso corresponde a cerca de 55 mil unidades a menos em relação a 2020.

Vale lembrar que, no Brasil, a GM também sofre com a falta de semicondutores. Paralisações em fábricas fizeram com que o Chevrolet Onix, líder de vendas entre 2015 e 2020, perdesse essa posição. A Toyota, por sua vez, também aproveitou para crescer no mercado local ao longo de 2021.

Corolla Cross é a maior mentira de 2021 e Toyota leva o Pinóquio de Ouro: assista ao vídeo com Boris Feldman!

O post Após 90 anos na liderança, GM é batida pela Toyota apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?