Não categorizado

Black Friday em baixa? Veja o que pensam os especialistas

Black Friday em baixa; especialistas falam sobre a questão

Um assunto que vem dando o que falar nesta Black Friday é a falta de ofertas realmente atraentes, sobretudo, em relação ao setor automotivo. O Garagem360 ouviu o gerente nacional de desenvolvimento de negócios da Slimstock, Luis Fernando Talib, que falou sobre a falta de estoques, em especial, no segmento de autos, para as datas mais importantes o varejo e os consumidores na reta final do ano: a Black Friday e o Natal. Veja a seguir!

Black Friday de carros "em baixa"
Black Friday de carros “em baixa”. (Imagem Ilustrativa)

Black Friday de carros “em baixa” é explicada pela falta de componentes e de estoques

A escassez dos estoques é um dos maiores motivos tanto da alta dos preços no ano como as promoções pouco atraentes em grande parte do setor automotivo. Por exemplo, de acordo com Luis Fernando Talib, essa questão tende a reduzir o desempenho das vendas.

“O consumidor pode não encontrar exatamente o que procura ou ter que pagar valores mais salgados nas compras neste final de ano. Além da menor oferta de bens duráveis, como automóveis, devido à falta de componentes – que já apresentam grande elevação de preço”, explicou Talib.

Black Friday em baixa; especialistas falam sobre a questão
Foto: Pixabay

A falta de componentes na indústria, como já abordamos aqui no Garagem360, se deve às paralisações industriais decorrentes da pandemia da Covid-19 desde o inicio de 2020.

“Primeiro, as medidas de isolamento para conter o coronavírus reduziram a produção de matérias-primas e o transporte de mercadorias. Depois, com a volta rápida das atividades em todo o mundo, os pedidos foram retomados ao mesmo tempo por todas as empresas dos mais diferentes setores.

Dessa forma, na visão de Tallib, toda a cadeia que abastece a indústria, com a de automóveis e veículos, teve que dar conta dos pedidos atrasados, além de encaminhar novas solicitações. Assim, temos um acúmulo de pedidos na retomada.

“Isso afetou ainda a logística de transportes. Ou seja, um problema que ganhou proporções maiores e impactos cada vez mais negativos, evitando, assim, uma retomada sustentável para o crescimento econômico”, pondera o gerente de desenvolvimento.

As indústrias, então, não conseguiram se antecipar no planejamento para a Black Friday 2021 – o que deve se estender, pelo menos, até o Natal.

Imagem Ilustrativa

Ainda procurando promoções atrativas nesta Black Friday? Veja aqui no Garagem360

Vale a pena?

No último mês de outubro, o Garagem360 conversou com Marcio Falcão, gerente de projetos do instituto de pesquisas Data Popular e mestrado em Economia . Na ocasião, o economista já chamou a atenção para o fato de que nem sempre pode ser vantajoso comprar um carro na Black Friday.

Por exemplo, os juros no Brasil, ainda que não sejam os maiores dos últimos dois, seguem em alta e isso deve ser levado em consideração na hora de adquirir um bem como um automóvel.

“Um carro compreende custos como seguro, estacionamento, manutenção. Além, é claro, dos combustíveis, que vêm sofrendo alta todos os meses”, alertou o especialista.

Ainda em dúvida? Confira a matéria completa com dicas sobre se vale a pena comprar um carro na Black Friday!

 

Black Friday em baixa? Veja o que pensam os especialistas
Luis Fernando Talib é gerente nacional de desenvolvimento de negócios da Slimstock

 

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno “Máquina e Moto” do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

O post Black Friday em baixa? Veja o que pensam os especialistas apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?