Não categorizado

BMW apresenta novo i4 para competir com o Tesla Model 3

A BMW apresentou oficialmente seu novo elétrico i4, que chega para competir com o Tesla Model 3 e o Polestar 2. O elétrico conta com estilo inspirado no cupê Série 4 e usa uma variante elétrica da plataforma CLAR que estreou no novo Série 3. Nesse primeiro momento o i4 terá dois modelos: o eDrive40 e esportivo M50.

A enorme grade que virou tendência na marca se repete no BMW i4, dessa vez fechada e com um acabamento em preto brilhante. No i4 eDrive40 as rodas possuem desenho mais “fechado” para ajudar na aerodinâmica. Já no M50 as rodas são maiores e possuem desenho esportivo inspirado nas rodas do M4. O eDrive40 ainda pode receber o pacote M Sport, que deixa o estilo mais esportivo.

LEIA TAMBÉM:

O BMW i4 eDrive40 conta com 590 km de autonomia
Versão de entrada conta com tração apenas na traseira
Uma recarga rápida de 10 minutos pode acrescentar até 164 km de autonomia

Desempenho e autonomia

As acelerações fortes viraram marca registrada dos carros elétricos, o BMW i4 não faz feio diante dos rivais. A versão eDrive40 possui um motor elétrico na traseira e produz 340 cv e 43,8 kgfm, o suficiente para levar o carro de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.

O mais potente M50 conta com dois motores elétricos, um para cada eixo, totalizando 544 cv e 81 kgfm, que traz aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Número similar ao do novo M4 Competition. O modelo esportivo também conta com um controle de tração que permite derrapagens controladas.

Versão esportiva M50 é o primeiro M-Sport elétrico
O BMW i4 M50 vem com tração integral e até 510 km de autonomia
O acabamento do interior acompanha o estilo esportivo do exterior
Bancos esportivos completam o pacote da versão M50

As baterias possuem 80.7 kWh de capacidade e ficam no assoalho do carro para manter o centro de gravidade baixo, como é de costume nos elétricos modernos. No BMW i4 eDrive40 a autonomia é de 590 km no ciclo WLTP. Já o i4 M50 possui autonomia menor por causa da tração integral, 510 km no mesmo ciclo.

O i4 conta com um sistema de recarga rápida que pode acrescentar 164 km no eDrive40 ou 140 km no M50 em apenas 10 minutos. O tempo para a recarga completa não foi divulgado pela BMW.

Nova identidade visual no interior

O interior do BMW i4 traz uma novidade na marca: a tela curva que junta a central multimídia (14,9 polegadas) com o painel de instrumentos (12,3 polegadas). O carro também estreia o BMW Operating System 8, que é o sistema responsável pela interface das telas. A central pode ser comandada por toques na tela ou pelo joystick iDrive. O sistema operacional pode receber atualizações remotas.

Nova tela que integra a central multimídia com o painel é novidade na marca
O interior do BMW i4 traz estilo mais moderno que o Série 3
O porta-malas tem 470 litros de capacidade e pode expandir para 1.290 litros

Caso o motorista sinta falta de um ronco do motor enquanto acelera o BMW i4, ele pode ativar o IconicSounds Electric. Esse sistema emula sons para dar feedback da condução, com opções exclusivas para cada modelo.

E esses sons foram feitos com colaboração do compositor Hans Zimmer, vencedor do Oscar de melhor trilha sonora em 1994 pelo filme O Rei Leão e responsável pela trilha de outros filmes famosos.

Apesar da aparência de sedã, o BMW i4 é na verdade um hatchback: a tampa do porta-malas abre junto com o vigia traseiro. Isso garante a praticidade do modelo, que conta com capacidade para 470 litros no bagageiros, capaz de expandir para 1.290 litros com o banco traseiro rebatido. O i4 é um dos poucos elétricos que são recomendados para rebocar e vem com um engate retrátil. A capacidade de reboque dele é de até 1.600 kg.

Segurança

O BMW i4 chega com tudo que a marca oferece em sistemas de auxílio de direção e segurança, são cerca de 40 sistemas diferentes no carro. Os destaques são o cruise control adaptativo com assistente para manter na faixa de rolagem, leitura de placas de velocidade, monitoramento da roda, detector de semáforos (apenas na Alemanha por enquanto) e sistema de câmeras 360°. Faróis a laser são oferecidos como opcional.

O BMW i4 está previsto para estrear na Europa em novembro de 2021

Fotos: BMW | Divulgação

O post BMW apresenta novo i4 para competir com o Tesla Model 3 apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?