Não categorizado

BMW libera conexão com Alexa no Brasil; veja como atualizar

BMW

Nos últimos anos, as assistentes pessoais se popularizaram em todo o mundo. E agora elas estão começando a chegar nos automóveis. A BMW, por exemplo, liberou recentemente o uso da assistente Amazon Alexa para os clientes brasileiros. O software poderá ser atualizado sem sair de casa. Entretanto, nem todos os veículos foram contemplados.

BMW
Foto: Divulgação/BMW

BMW libera conexão com Alexa no Brasil; veja como atualizar

O serviço chegou para agregar mais aos serviços de entretenimento da montadora alemã. Uma das vantagens é que ele é fácil de se operar. Seu funcionamento é bastante parecido com os dispositivos Echo, Echo Dot e outros gadgets feitos pela empresa norte-americana. Você pode, por exemplo, pedir para a Alexa tocar sua música favorita, avisar de possíveis compromissos e até mesmo receber notícias.

Foto: Divulgação/BMW

Tudo isso usando comandos de voz. Mas vale lembrar que a Alexa não está disponível para todos. Segundo a montadora alemã, a atualização está disponível apenas para donos de veículos fabricados a partir de janeiro de 2019. Eles também precisam ter sistema operacional 5, 6 e 7. Os veículos que se enquadram nesta categoria são:

  • X2 sDrive20i
  • X2 sDrive18i
  • 320i
  • 430i
  • M5
  • 120i
  • 530e
  • X6 xDrive35i
  • X3 M
  • M2
  • 530e
  • E entre outros

Para atualizar é bastante simples. Sem falar que pode ser feita de forma remota. Ao iniciar a central multimídia do veículo, você deve ir até o menu e clicar na função “ConnectedDrive”.Você usará a tecla “Option” do iDrive. Depois é só selecionar “Atualizar os Serviços”. É aqui que estão todas as atualizações disponíveis. Entre elas, a que ativa a Alexa.

BMW
Foto: Divulgação/BMW

Além disso, o dono do veículo precisa ter uma conta da Amazon, uma conta BMW ConnectedDrive e o aplicativo “My BMW”. O sistema funciona com smartphones que possuem tanto o sistema Android quanto iOS (Apple). Para ativar, você entrará no aplicativo e conectar as contas colocadas acima.

Pronto! Agora, você já pode usar a assistente virtual. Ela pode ser inicializada usando o botão comando de voz no volante do veículo. Uma função que pode ser útil  é o controle dos dispositivos Smart Home. Com ele, você pode controlar a temperatura do ar-condicionado, por exemplo. Claro, ele precisa possuir o sistema.

Tendência

Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat

No últimos anos, as centrais multimídias se popularizaram. Elas chegaram para substituir os rádios e os navegadores GPS. No entanto, agregam outras tecnologias. A câmera de ré está nesta lista. Já a Ford permite que os donos da picape Ranger consultem um manual interativo por meio da SYNC 3.

Além disso, boa parte delas permitem o emparelhamento com smartphones. Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay já são bem famosos. Ou seja, você pode curtir seus aplicativos favoritos enquanto aproveita o caminho.

Mas agora parece que a moda é as assistentes pessoais. Depois da BMW e da Mini, chegou a vez da Fiat apostar nelas. A marca anunciou na última semana que o Pulse irá trazer conexão com o Google Assistant e a Amazon Alexa. O funcionamento de ambos os sistemas será bastante parecido com a dos carros da fabricante alemã. Eles chegam para agregar o sistema Fiat Connect Drive.

Uma vantagem deste tipo de serviço é que o motorista não precisa tirar a atenção do trânsito. Tudo é feito por meio de comandos de voz.

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post BMW libera conexão com Alexa no Brasil; veja como atualizar apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?